sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Celular de Merkel pode ter sido espionado pelos EUA
(AFP) – 2 days ago 
Berlim — O celular da chanceler alemã, Angela Merkel, pode ter sido espionado pelos serviços secretos americanos e a Chancelaria já entrou em contato com o presidente Obama a esse respeito, afirmou nesta quarta-feira o gabinete da chanceler.
"O governo federal obteve informações segundo as quais o celular da chanceler pode ter sido grampeado pelos serviços americanos", declarou em um comunicado um porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, informando que ela "telefonou hoje ao presidente Obama".
"Ela afirmou claramente que se tais práticas forem confirmadas, ela as desaprovará categoricamente e vai considerá-las totalmente inaceitáveis", segundo o comunicado.
"Entre amigos próximos e países parceiros, como é o caso da República Federal da Alemanha e dos Estados Unidos há décadas, a espionagem de um chefe de governo não pode existir. Seria um forte golpe na confiança" mútua, ressalta o comunicado.
"Tais práticas devem cessar imediatamente", acrescenta.
Em Washington, o porta-voz da Presidência americana, Jay Carney, indicou que, durante a conversa telefônica entre Obama e Merkel, "o presidente assegurou à chanceler que os Estados Unidos não espionam e não espionarão as comunicações da chanceler".

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro