quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Iraniano que sobreviveu a execução vai ser enforcado novamente


Um iraniano que foi condenado à morte por tráfico de drogas e sobreviveu à execução na semana passada deve ser enforcado novamente, determinou a justiça do Irão.

Alireza, 37 anos, foi condenado à forca por transportar um quilo de metanfetaminas. O homem foi enforcado e os médicos atestaram a sua morte, mas no dia seguinte, já na morgue, um funcionário notou que o homem ainda respirava.
O iraniano foi então levado para um hospital na cidade de Bojnurd, onde se situa a penitenciária onde ficou preso.
As autoridades iranianas já determinaram que, assim que Alireza se recuperar, irão enforcá-lo novamente. A lei local determina que o condenado deve estar consciente e saudável para ser executado.
Uma enfermeira do hospital onde o condenado está a recuper-se disse que o seu estado de saúde é satisfatório e que este tem progredido todos os dias.
A Amnistia Internacional faz uma campanha para que a Justiça iraniana reveja a sentença. Segundo o grupo de direitos humanos, o Irão é o segundo país do mundo que mais pessoas condena à morte, situando-se apenas atrás da China.
«Essa horrível perspectiva deste homem que vai ser enforcado pela segunda vez depois de tudo o que passou apenas mostra a crueldade da pena de morte», afirmou Philip Luther, director da Amnistia Internacional no Médio Oriente.
Segundo a Amnistia, pelo menos 508 pessoas foram executadas no Irão este ano, a maioria condenada por tráfico de drogas. Destas, 125 morreram já durante o governo de Hasan Rowhani, que assumiu em Agosto.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro