quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Encontrado fragmento do meteorito que caiu em fevereiro
Por Redação
Um fragmento gigante do meteorito que caiu em fevereiro passado na região dos montes Urais (centro-oeste da Rússia) foi esta quarta-feira retirado de um lago, segundo a televisão russa.

O fragmento, com cerca de metro e meio de comprimento, foi resgatado do lago Tchebarkoul, situado perto da zona de impacto do meteorito, acabando por se dividir em pelo menos três partes durante a operação.

Os cientistas envolvidos no resgate não conseguiram determinar o peso exato do fragmento, uma vez que a balança utilizada no local estragou-se depois de ultrapassada a fasquia dos 570 quilos.

«Segundo os primeiros testes, podemos afirmar que é um fragmento de um meteorito», afirmou o professor da universidade de Tcheliabinsk, Serguei Zamozdra, em declarações à agência Interfax.

«É o maior fragmento do meteorito e estará provavelmente entre os 10 maiores meteoritos alguma vez encontrados", concluiu Zamozdra».

O meteorito caiu a 15 de fevereiro, a cerca de 80 quilómetros da cidade de Tcheliabinsk, na região dos montes Urais, provocando mais de 1500 feridos, incluindo 319 crianças.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro