sábado, 12 de outubro de 2013

OPERAÇÃO DO DETRAN ACABA EM QUEBRA-QUEBRA EM ULIANÓPOLIS

OPERAÇÃO DO DETRAN ACABA EM QUEBRA-QUEBRA EM ULIANÓPOLIS





 
Prédios da prefeitura, Demutran e Centro de Convenções foram depredados.
 
Centenas de pessoas depredaram três prédios públicos na noite de quinta-feira,10, no município de Ulianópolis, no sudeste do Pará. Depois de que o Detran apreendeu vários veículos em situação irregular, um grupo passou a depredar o prédio da prefeitura, Departamento Municipal de Trânsito e Centro de Convenções. A operação para apreensão dos veículos foi coordenada pela promotora de Justiça, Maria Gadelha, pelo juiz da Comarca, Acrísio Figueiredo e pelo prefeito da cidade, Davi Resende Soares.
 
Depois de várias apreensões, os proprietários de veículos passaram a protagonizar cenas de vandalismo, depredando e saqueando os prédios públicos. Vários equipamentos foram retirados do prédio da prefeitura e incendiados em praça pública, entre eles a cadeira do prefeito da cidade. Atualmente, a cidade de Ulianópolis é comandada pela família Resende, sendo que a irmã do prefeito é presidente da Câmara Municipal e a mulher do mesmo também é vereadora. “Até agora o prefeito era bom. Agora a população vai conhecer um prefeito mau”. Disse ontem, Marta Resende, presidente da Casa de Leis da cidade.
 
Em contato com a reportagem de O Liberal na tarde de ontem, o vereador Wando Zavarize disse que certamente os proprietários de veículos erraram ao depredar o patrimônio público, porém, a atitude teria sido uma resposta a uma série de desmandos praticados pela atual administração. “O prefeito tem quatro casas alugadas para o município e até hoje a justiça não tomou providência. Será que uma moto ou um carro com documentação vencida se sobrepõe a estes fatos”. Questionou Zavarize frisando que a população não aguenta mais tanto sofrimento. “O comercio está parado e o município mergulhou no retrocesso desde a posse do atual prefeito”. Disse o vereador.
 
Na tarde de ontem, a reportagem foi informada de que pelo menos 15 pessoas teriam sido presas como responsáveis pelo quebra-quebra. As prisões teriam sido determinadas pela vereadora Marta Resende. No entanto, a informação foi desmentida pela promotora Maria Gadelha. “A polícia intimou várias pessoas para prestar depoimento e em seguidas todas serão liberadas”. Disse Gadelha.
Em nota enviada a esta coluna, a promotora afirmou que o “MP tomou todas as providências no que diz respeito à segurança da população e a defesa do patrimônio público e tranquiliza a população de que a cidade está em ordem”.  
 
A promotora esclareceu ainda que a “fiscalização dá em cumprimento a Lei e que o reforço policial foi a pedido do MP em consequência das manifestações que se anunciavam, buscando assim evitar maiores danos à sociedade”. Informou ainda que a fiscalização pelo Departamento de Trânsito (Detran) continuará até sábado no município de Ulianópolis. A promotora comunica também que “já está sendo instaurado procedimento pela Polícia Civil para apurar quem foi que incitou a manifestação, cuja maioria dos participantes eram adolescentes e, que, resultou na depredação do prédio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), do Centro de Convenções e de parte de um prédio da prefeitura municipal”.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro