sábado, 5 de novembro de 2011

'A gente não esperava', diz aluna de escola do CE sobre decisão do TRF-5

Estudante disse que estava se preparando para nova prova.
Aluno de outra escola acredita que decisão favorece alunos do Christus.

Giselle Dutra e Elias Bruno Do G1 CE
Comente agora
Estudantes em manifestação na sexta-feira (28) (Foto: André Teixeira/G1)Estudantes em manifestação na sexta-feira (28)
em Fortaleza. (Foto: André Teixeira/G1)
Aluna do 3º ano do Colégio Christus, Carol Carneiro, 17 anos, disse que os estudantes da escola estão "sem saber o que fazer". Para ela, a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região de manter a anulação de 13 questões apenas para os alunos do Christus pegou todo mundo de surpresa. "Eu esperava fazer uma nova prova. A gente não esperava que anulasse as questões. É um momento difícil para vários alunos"
Carol estava na escola assistindo a aula preparatória para a nova prova do Enem quando conversou com o G1. Ela disse que ia avisar aos colegas e que o colégio também não esperava por essa decisão. "Eu me sinto preparada para fazer uma nova prova", garantiu.
Ela disse não saber mais "nem o que fazer" diante de tantas incertezas sobre a tentativa de ingressar na universidade. Para Carol, já estava certa a decisão de anular as questões para todos os candidatos, mas que estava se preparando para a nova prova por prevenção. "É isso mesmo que vai acontecer?", questionou ela, incrédula, sobre a nova decisão da jusiça.

'Mais tempo'
O estudante Cláudio Carvalho Neto, 17 anos, estuda em outra ecsola e, na sua opinião, a decisão da Justiça continua favorecendo os alunos do Colégio Christus. “O Enem é uma prova de tempo. Por mais que eles tenham as 13 questões anuladas, tiveram mais tempo para resolver as outras.”, afirma.
Cronologia do caso Enem 2011
A confusão dos alunos se dá pelos pedidos e decisões da última semana. No dia 26 de outubro, o Ministério Público Federal do Ceará recomendou ao MEC a anulação do Enem por suposto vazamento. O MEC anulou o Enem de 639 alunos do Colégio Christus e anuncia que eles terão de fazer novamente o exame.
No dia seguinte (27), O MPF no Ceará entrou na Justiça com ação para pedir a anulação de todo o Enem ou das 13 questões que foram antecipadas pelo colégio Christus.
A Defensoria Pública da União anunciou que enviaria recomendação ao Inep para que fossem anuladas 14 questões do Enem ou para que o exame seja cancelado. No final da tarde, a Justiça Federal no Ceará, determina um prazo de 72 horas para o Inep se manifestar aobre os problemas do Enem.
Na segunda-feira (31), a Justiça Federal no Ceará decidiu anular em todo o país 13 questões do Enem antecipadas por um colégio de Fortaleza. Na quinta-feira (3), a Advocacia Geral da União protocolou no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife, o pedido de suspensão da decisão da Justiça do Ceará que anulou 13 questoes do Enem. No mesmo dia, em Fortaleza, o Ministério Público Federal entrou com ação na Justiça para a anulação de mais uma questão da prova.
Nesta sexta-feira (4), o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife, desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, suspende a liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará e que anulava as 13 questões do Enem para todo o Brasil.
Segundo a decisão, a anulação só fica mantida para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), que tiveram acesso às questões antes e agora terão suas notas recalculadas.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro