sábado, 5 de novembro de 2011

Dezenas de pessoas morrem em ataques no nordeste da Nigéria


Por Redação, com Reuters - da Nigéria



Dezenas de pessoas foram mortas em um atentado coordenado envolvendo ataques com armas e bombas no nordeste da Nigéria na sexta-feira, deixando a cidade de Damaturu quase deserta nas ruas e repleta de corpos nos necrotérios locais, disseram testemunhas neste sábado.
O motivo do massacre ainda é desconhecido, mas o numero de mortos ultrapassa os 80
nigériaHomens suspeitos de participarem do grupo Boko Haram entraram na cidade e, também na vila próxima de Potisku, ambas no Estado de Yobe, nordeste do país, na sexta-feira e travaram horas de tiroteio com forças de segurança.
- Este lugar era como uma zona de guerra ontem à noite. Não há um único policial nas ruas agora, os ataques destruiram mesquitas e igrejas, e vi muitas pessoas feridas no hospital- , disse Benard Ogbeifun, um artesão local. ”Há dezenas de corpos e não há veículos nas ruas. Estou em minha loja e rezando”, acrescentou.
Os tiroteios seguiram múltiplas explosões de bombas na cidade próxima de Maiduguri, tornando a sexta-feira um dos piores dias de violência no nordeste do país desde que a seita islâmica Boko Haram lançou uma insurgência contra autoridades nigerianas em 2009.
As batalhas em Damaturu mataram dezenas de pessoas, disseram testemunhas. Nove policiais estavam entre os mortos, segundo uma fonte militar. Os insurgentes bombardearam igrejas, mesquitas e delegacias de polícia.
Outra testemunha, Umar Gambo, diz ter visto dezenas de corpos no necrotério local.”As ruas estão desertas. Eu perdi a conta de corpos, mas… vi pelo menos 80 corpos no necrotério. Não há forte presença de forças de segurança nas ruas e dois bancos foram explodidos”, disse ele. “Não consigo entender o por que de tudo isso”.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro