7 dicas para comprar na Black Friday sem dor de cabeça
Por
Pesquisar antes de comprar, tomar cuidado com promoções e ficar atento aos pagamentos; veja o que dizem os especialistas
A
Black Friday já é uma das datas mais esperadas pelos consumidores
brasileiros. Este ano será realizada no dia 27 de novembro e promete um
faturamento de R$ 1,9 bilhão para os varejistas, de acordo com
estimativa do Google. Cerca de 80% dos consumidores online pretendem
aproveitar as promoções da última sexta-feira do mês, segundo uma
pesquisa divulgada pelo E-bit/Buscapé
Muitos internautas
(36%) devem antecipar as compras de Natal em razão do evento, de acordo
com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Porém, os
consumidores devem tomar alguns cuidados antes de efetuar a compra.
Confira a seguir sete dicas para aproveitar melhor as promoções da Black Friday sem preocupação:
Pesquisa
"É
importante ficar de olho, dias antes da Black Friday, no comportamento
das lojas em que tem interesse em comprar algum item", afirma Ricardo
Ramos, fundador da Precifica, empresa especializada em precificação
inteligente de produtos no comércio eletrônico. "Entender o
comportamento destes varejistas garante que o consumidor faça um bom
negócio em vez de adquirir um produto que, na verdade, nunca esteve
realmente em promoção", complementa.
Cuidado com os pagamentosPara Daniel Bento, VP de Meios de Pagamento e Antifraude da ABComm, um dos maiores meios para a realização de fraudes é o pagamento por boleto bancário. Ele alerta que "é sempre bom buscar se não há reclamações anteriores das lojas em sites como Reclame Aqui e em outros fóruns de atendimento ao consumidor". Pode haver a alteração de dados de pagamento e o risco de a loja pegar o dinheiro e não entregar o produto.
Trocas e devoluções
É
importante que o consumidor tenha total atenção a política de trocas da
empresa antes de efetuar a compra, alerta Luan Gabellini,
sócio-fundador da Betalabs, empresa especializada em gestão de comércio
eletrônico. "Para o consumidor, a dica é sempre ficar muito atento a
letras de rodapé e eventuais condições diferentes de entrega que a loja
possa aplicar nesse período", afirma.
Priorize o cartão de crédito
Por
mais que as compras por boleto bancário possam oferecer descontos
maiores, o mais seguro para os consumidores é priorizar a compra pelo
cartão, avalia Daniel Bento, da ABComm. "O consumidor sempre terá a
ajuda do banco caso alguma coisa errada aconteça", afirma.
Use o SACSe pretende adquirir algum produto e tiver dúvidas sobre ele ou as condições de compra é importante entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da loja, aconselha Albert Deweik, diretor da NeoAssist, empresa especializada em atendimento ao consumidor. É preciso se preocupar com o pós-venda também, pois é quando a maior parte das reclamações são feitas, avalia Albert.
Antecipe as compras de Natal
Produtos
como eletrônicos e eletrodomésticos devem passar por grandes promoções
por serem os mais demandados. Para o consumidor, pode ser interessante
antencipar algumas compras, já que algumas lojas devem fazer promoções
mais agressivas na Black Friday, avalia Eduardo Gimenes, gerente de
Marketing da Tray, especializada em criação de lojas virtuais. "A
estratégia para a Black Friday geralmente é mais agressiva em função do
tempo, sendo, teoricamente, um dia de grandes vendas e ofertas", afirma.
Cuidado com promoções recebidas por e-mailSão em eventos como esse que os fraudadores aproveitam a oportunidade para roubar dados via correio eletrônico, por isso, é importante ter cuidado ao clicar em links recebidos. O consumidor deve observar a extensão do destinatário do e-mail e verificar se corresponde de fato ao da loja virtual. Esses links podem levar o internauta a sites que são cópias dos originais, mas que servem apenas roubar os dados, alerta Victor Popper, sócio-fundador da All In, empresa voltada para e-mail marketing.
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