terça-feira, 29 de abril de 2014

Aliados querem estender CPI da Petrobras ao governo FHC

Aliados querem estender CPI da Petrobras ao governo FHC

O discurso governista de que a oposição tem como interesse real a privatização da Petrobras será permeado a ataques pontuais à gestão tucana

por Agência Estado
Diante da determinação do Supremo Tribunal Federal para que o Congresso abra a CPI da Petrobras, governo e oposição já começaram a preparar seus ataques. Do lado da base aliada, o objetivo é conseguir trazer problemas da gestão Fernando Henrique Cardoso para o debate, enquanto os oposicionistas querem centrar fogo nas disputas internas entre os grupos da presidente Dilma Rousseff e do seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva.
O discurso governista de que a oposição tem como interesse real a privatização da Petrobras será permeado a ataques pontuais à gestão tucana. Além de martelar a tentativa de troca do nome para Petrobrax - projeto de 2000 que acabou enterrado após gerar polêmica -, os aliados do Planalto querem incluir na pauta da investigação o afundamento da maior plataforma petrolífera do mundo, a P-36, ocorrida em março de 2001.
Os governistas pretendem ainda explorar a negociação da estatal para a compra de ativos da espanhola Repsol na Argentina em troca de uma participação na Refinaria Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul, em episódio também de 2001.
A oposição, por sua vez, aposta que as disputas internas da companhia darão combustível para a investigação focar nos negócios suspeitos da gestão petista.
Diante da determinação do Supremo Tribunal Federal para que o Congresso abra a CPI da Petrobras, governo e oposição já começaram a preparar seus ataques (Foto: Clayton de Souza/Estadão Conteúdo)
Diante da determinação do Supremo Tribunal Federal para que o Congresso abra a CPI da Petrobras, governo e oposição já começaram a preparar seus ataques (Foto: Clayton de Souza/Estadão Conteúdo)
Aliados dos pré-candidatos ao Planalto Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) já têm lotes de requerimentos prontos e atacarão inicialmente o ex-presidente da estatal José Sergio Gabrielli, o ex-diretor internacional Nestor Cerveró e o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, que está preso desde o mês passado pela Operação Lava Jato da Polícia Federal.
A CPI passou a ser defendida pela oposição após o Estado revelar o voto favorável de Dilma na operação de compra da refinaria de Pasadena, que trouxe um prejuízo de US$ 530 milhões já reconhecido pela Petrobras. Dilma argumentou que tal decisão foi tomada com base em um resumo executivo "técnica e juridicamente falho" e com "informações incompletas". Gabrielli era o presidente da companhia na época do negócio; Cerveró, o responsável pelo parecer; e Paulo Roberto, o representante da estatal em um conselho de acionistas com a sócia belga Astra Oil. A oposição vai requerer quebras de sigilo também do doleiro Alberto Youssef, preso na Lava Jato e apontado como responsável por lavar recursos de negócios suspeitos na estatal.
Líderes da oposição na Câmara se reunirão nesta manhã para definir a estratégia para a investigação sobre a Petrobras. Eles solicitaram audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para cobrar dele a instalação da CPI mista - com a participação de senadores e deputados.
Renan deve anunciar hoje uma decisão sobre a instalação da CPI. Seus colegas de PMDB o pressionam para que não recorra a fim de tentar reverter a decisão do Supremo de mandar instalar já a investigação parlamentar.

Atentado do Riocentro foi "ação articulada do Estado", diz CNV

Atentado do Riocentro foi "ação articulada do Estado", diz CNV

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Edição: Carolina Pimentel
A Comissão Nacional da Verdade (CNV) apresenta em audiência pública no Arquivo Nacional, relatório preliminar de pesquisa sobre o atentado no Riocentro ocorrido no dia 30 de abril de 1981 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)A Comissão Nacional da Verdade apresenta relatório preliminar sobre o atentado no Riocentro, ocorrido no dia 30 de abril de 1981Tânia Rêgo/Agência Brasil
A Comissão Nacional da Verdade apresentou hoje (29) o relatório preliminar sobre o caso do Riocentro, em que um militar morreu na explosão de uma bomba dentro de um carro no estacionamento do complexo de eventos, que sediava um show que reuniu mais de 20 mil jovens em 30 de abril de 1981. Para o coordenador da CNV, Pedro Dallari, as conclusões deixam claro que autoridades militares recorreram a atentados como política de Estado e o do Riocentro foi uma "ação articulada" do Estado.
"Os documentos demonstram que esse atentado [do Riocentro] não foi obra de lunáticos nem de agentes que agiram por conta própria. Foi uma ação articulada do Estado brasileiro", disse Dallari."A mesma estrutura que nos anos 70 usou como política de Estado a tortura e o extermínio de pessoas, nos anos 80, patrocinou atentados a bomba. Foram pelo menos 40 nesse período. Número que mostra que havia uma estratégia política, que é uso desses atentados para inibir o processo de abertura política que começava a ocorrer no Brasil", disse.
Em um período de 16 meses, entre 1980 e 1981, bombas explodiram em veículos de imprensa, livrarias, bancas de jornal, prédios públicos, escritórios de advogados que defendiam opositores do regime e até em comícios políticos. O próprio show, que se repetiu em 1981 no Riocentro, já tinha sido alvo em 1980, quando um artefato foi detonado em uma loja que vendia ingressos.
No atentado do Riocentro, uma bomba explodiu prematuramente entre 21h15 e 21h20 no interior de um veículo Puma, matando o sargento Guilherme Pereira Rosário e o capitão Wilson Luiz Machado ficou gravemente ferido. O artefato seria instalado no pavilhão de eventos, onde ocorria o show com vários nomes da Música Popular Brasileira, organizado pelo Centro Brasileiro Democrático, entidade cultural ligada ao Partido Comunista Brasileiro e presidido pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Outra bomba explodiu na subestação elétrica do complexo, e mais duas bombas, que não foram confirmadas, foram citadas por testemunhas.
Os dois militares eram lotados no Destacamento de Operações de Informações (DOI) do 1º Exército e foram tratados como vítimas no primeiro Inquérito Policial Militar, aberto em 1981. Esse inquérito, como consta no relatório, foi acompanhado pelo Serviço Nacional de Inteligência. O primeiro encarregado pelo inquérito, o coronel Luiz Antônio do Prado Ribeiro, ao tomar providências para apurar o caso, sofreu pressões e foi substituído após 15 dias de investigação pelo coronel Job Lorena de Sant'Anna. No novo inquérito, aberto em 1999, Prado Ribeiro afirmou que foi pressionado a conduzir "direitinho" o IPM, inclusive com tentativas de influenciar sua linha de raciocínio.
As tentativas de inverter os fatos foram contadas também pelo ministro aposentado do Superior Tribunal Militar (STM) Júlio de Sá Bierrenbach, hoje com 94 anos. Quando o caso chegou ao STM, o almirante Bierrenbach se opôs ao arquivamento, pediu vista do processo e foi criticado publicamente pelos representantes do Exército que compunham o colegiado. "Eles escolheram a dedo em qual auditoria deveria cair, e não apuraram", disse em um depoimento gravado em vídeo pela CNV. O magistrado disse que  "o inquérito foi uma vergonha". "O capitão [Machado] não foi ouvido nem como testemunha e acabou promovido e mandado para o Colégio Militar de Brasília. Com o ferimento que ele tinha, não seria promovido a major da ativa de jeito nenhum".
A comissão tentou convocar hoje o coronel reformado Wilson Luiz Machado, por meio da condução coercitiva, mas, ao chegar a sua casa, a Polícia Federal constatou que ele havia viajado. O general reformado Newton Cruz, ex-chefe da Agência Central do Serviço Nacional de Informações, também foi convocado a depor, mas alegou motivos médicos para não ir. Ele teria tomado conhecimento do plano antes de ser executado. Os dois estão entre os seis denunciados pelo Ministério Público Federal este ano. A punição ainda é discutida porque o caso ocorreu depois do período incluído na Lei da Anistia, que vai até 1979, e, como crime contra os direitos humanos, é imprescritível.
O relatório aponta a movimentação nos dias antes do atentado: um mês antes do show, o coronel Dickson Grael foi demitido da diretoria do Riocentro; um dia antes do show, o coronel do 18º Batalhão de Polícia Militar é substituído, e o policiamento do Riocentro é suspenso por ordem do comandante-geral da PMERJ, que estava em viagem a Brasília; horas antes da apresentação, a chefia de segurança do show é trocada, assumindo uma suposta agente do SNI, que determina o fechamento de 28 dos 30 portões do complexo de eventos antes do show.
"Seria uma tragédia de proporções catastróficas, com uma multidão de 20 mil jovens assistindo a um show com a explosão de bombas - uma explodiu prematuramente, outras que a gente investiga e que não explodiram, possivelmente sob o próprio palco do show, e uma na casa de força que chegou a explodir e não teve o efeito desejado de causar a queda de energia. Isso sem o policiamento da PM e com portões fechados por uma ordem daquele dia", disse o delegado da Polícia Federal, Daniel Lerner, que é assessor da CNV.

Plano Diretor pode ser votado ainda hoje na Câmara

Plano Diretor pode ser votado ainda hoje na Câmara

Documento é um conjunto de regras que planeja o crescimento da capital pelos próximos 16 anos
Do R7
Eduardo Enomoto/R7
O novo Plano Diretor da cidade de São Paulo pode ser votado ainda nesta terça-feira (29), na Câmara de Vereadores. A informação é do gabinete do verador Nabil Bonduki (PT). O documento é um conjunto de regras que planeja o crescimento da capital pelos próximos 16 anos. As discussões em torno da proposta haviam sido barradas pela Justiça há cerca de duas semanas. A presidência da Casa informou, em nota, que recorreu da decisão e que foram realizadas 45 audiências, número suficiente para garantir a votação em plenário.
Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, às 14h, haverá uma reunião do colégio de líderes para decidir se o texto irá à plenário. Isso depende de acordo com todas as bancadas.
Barrada na Justiça
Uma liminar publicada no dia 15 de abril suspendeu a revisão do Plano Diretor, um dos principais projetos da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT). O Tribunal de Justiça de São Paulo acolheu um pedido da Associação Preserva São Paulo para barrar as audiências públicas realizadas para debater as características do Plano Diretor. Com a decisão, ficaram suspensas as audiências marcadas entre 14 e 17 de abril.

Possível objeto do espaço atrai curiosos em Salinas

Possível objeto do espaço atrai curiosos em Salinas

Um objeto não identificado foi encontrado próximo ao município de Salinópolis, no nordeste paraense, e está atraindo a curiosidade de diversos moradores da região. A suspeita é de que o objeto tenha vindo do espaço.

Segundo o Corpo de Bombeiros, trata-se de uma placa de metal encontrada por pescadores da região e que possui uma inscrição indicando que pertence ao programa espacial do Reino Unido.

“Não temos a competência para periciar e descobrir a verdadeira origem do objeto, mas acionamos a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Centro de Investigação e Previsão de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para fazer a perícia e descobrir o que é realmente este objeto”, afirmou o tenente Ferrera, do Corpo de Bombeiros.


Ainda segundo o tenente, o achado está atraindo a atenção de muitos moradores da região, o que preocupa as autoridades. “A Polícia Civil estava analisando a possibilidade de recolher o objeto ontem, terça-feira dia 29 para a delegacia, como forma de evitar que ele seja roubado, já que muitas pessoas estão chegando ao local para ver a placa com grande curiosidade”, contou.( Gustavo Dutra)

Peça achada em Salinas Pará é lixo espacial que caiu no Atlântico, diz agência

Imagem da decolagem do Ariane 5 ECA, em 25 de julho de 2013 (Foto: Reprodução/Agência Espacial Europeia)Moradores da cidade de Salinópolis, a 293 km de Belém (PA), encontraram nesta Terça-feira (29) um pedaço de fuselagem que caiu de um veículo espacial lançado do Centro de Kourou, na Guiana Francesa. De lá, decolam diversos foguetes que integram missões da Agência Espacial Europeia, a ESA.Segundo a Agência Espacial Britânica (UK Space Agency), trata-se de um pedaço do foguete Ariana 5 ECA, que levou ao espaço, em julho de 2013, o satélite Alphasat – o maior e mais sofisticado equipamento de telecomunicações da Europa  Veja video momento da decolagem:

As imagens mostram moradores e bombeiros retirando o lixo espacial de dentro da água. É possível observar diversos logotipos de organizações nas peças, entre eles o da UK Space Agency.Ainda segundo a agência, a peça teria caído no Atlântico e, em seguida, "flutuado para o interior".

Em outra foto, há uma placa de identificação com a descrição “propriedade da Arianespace”, consórcio ligado ao Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), nome oficial da agência espacial francesa.
Descrição encontrada em parte de peça encontrada por pescadores no Pará (Foto: Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo)Pedaço de material que pode ser de fuselagem de foguete espacial foi encontrado em localidade do Pará (Foto: Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo)

Essa companhia, que tem dez países como acionistas, produz, opera e comercializa os foguetes espaciais “Ariane”, cargueiros com diversas funções, entre elas, a de levar suprimentos para astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Fonte Globo.com Veja video da decolagem:


Sintepp vai às ruas contra tentativa de Golpe do Simão Jatene!

Sintepp vai às ruas contra tentativa de Golpe do Simão Jatene!

Rede Estadual: categoria não aceitará calada as armadilhas do governo. 13 e 14/05 a aula é na rua!

S
Os trabalhadores em educação da Rede Estadual de ensino, reunidos em assembleia geral na manhã desta terça-feira (29), no CCNT/UEPA debateram sobre os próximos passos para a Campanha Salarial, Social e Pedagógica da educação/2014.
Após os informes gerais a Coordenação Estadual do Sintepp repassou o andamento das negociações com o governo e os diálogos travados com os parlamentares para frear a votação antecipada do Projeto de Lei (PL) que versa sobre a Jornada de Trabalho e as Aulas Suplementares.
O Sintepp se mantém firme nas mesas de negociação, porém é notório que após as importantes vitórias de aprovação dos PL’s de Gestão Democrática e SOME, o governo tem se esquivado de cumprir os demais quesitos do acordo assinado com o sindicato, junto ao TJE/PA, que deu fim à greve de novembro passado.  
Desde a posse do atual secretário de Educação, Seixas Lourenço, no início do ano de 2014, o Sintepp não conseguiu reunir nem sequer uma vez com o secretário, que está sempre em outro compromisso. É esse o respeito que Jatene e seu secretariado dispensam à educação pública de nosso Estado.
Ainda houve reuniões que se contou com a presença do 2º escalão da Seduc, representada pelo secretário adjunto de gestão, Waldecir Costa. Porém na paralisação do dia 24/04 decaímos para o chamado 3º escalão, e mesmo com audiência previamente agendada, só tivemos a oportunidade de sentar com as direções de RH, Lotação e Ensino.
Jornada, portaria de lotação e organização da categoria
Na referida audiência o Sintepp deixou bem claro aos representantes do governo que se for dada continuidade a esta dinâmica, em que pouco se encaminha efetivamente dos chamados pontos nevrálgicos, a categoria tende a voltar às ruas para cobrar seus direitos. Afinal, a greve foi suspensa, mas o estado de greve está mantido!
A direção do sindicato esclareceu ainda que as denúncias encaminhadas sobre a devolução para as USES e URES de trabalhadores e a utilização da portaria de lotação para reduzir Carga Horária (CH) serão caracterizadas como perseguição política, pois tais ações são direcionadas aos profissionais que participaram diretamente das atividades de luta da categoria. O Sintepp não tolerará retaliação de direções autoritárias. Greve é um direito!
A confusão orquestrada pelo governo Jatene na divulgação no site da Seduc da portaria de lotação, foi tão desrespeitosa com os (as) trabalhadores (as) em educação que em poucas horas a portaria teve que ser retirada do ar e só voltará a ser divulgada depois que se encerrarem os ajustes devidos.
O Sintepp esclarece novamente, está portaria não tinha a anuência de nossos dirigentes, pois a expectativa do sindicato era a de que o governo cumprisse sua palavra tal qual está determinado no acordo judicial que forçamos o governo a assinar no fim da greve!
Ainda no informe sobre a audiência de 24/04, a Coordenação Estadual explicou que a confusão promovida pelo governo tucano é tão grande que até em relação ao entendimento dos conceitos de regência e jornada havia uma dubiedade capciosa. Por isso, após longo debate, o governo acatou a reformulação do texto da portaria que separa regência de classe e jornada de trabalho.
Na discussão de jornada também, a direção do Sintepp esclareceu que mais uma vez foi frisado junto aos representantes do governo que o trabalhador não aceita a perda de carga horária já estabelecida (100h, 150h e 200h) nos momentos de retorno ao trabalho por conta das licenças de aperfeiçoamento e que se estabeleça um prazo para a lotação com a mesma jornada a que faz jus.
Outra importante vitória informada foi quanto a alteração do texto que versa sobre os educadores do Supletivo. O texto atual será modificado para a inclusão da hora atividade.
Disciplinas com carga horária diferenciada em debate para adequação na jornada 
O sindicato também esclareceu que na mesa de negociação saiu que haverá um momento especifico para se debater a educação especial, educação física e o ensino religioso.
Hoje, pela escassez de espaços adequados para o desenvolvimento das aulas, de educação física, por exemplo, o educador acaba sendo devolvido e perde carga horária ou tem que se desdobrar trabalhando nos três turnos para garantir o recebimento nivelado como as outras disciplinas.
A excepcionalidade dos educadores do Convênio Susipe/Fasepa que estão em processo de elaboração do novo convênio e que temiam pela perda remuneratória também esteve em debate durante a paralisação do dia 24. O Sintepp recebeu a garantia de que estes profissionais ficarão a disposição da SAEN até o dia 06/05 quando será apresentado o novo convênio.
Profissionais de espaço pedagógicos, auxiliares administrativos e serventes em desvantagem: O Sintepp convoca os trabalhadores para a mobilização!   
A assembleia também recebeu informes sobre os pontos da portaria em que o governo se mostrou irredutível. Sobre os trabalhadores dos espaços pedagógicos o governo não recuou e afirmou que estes profissionais devem continuar trabalhando no esquema de hora relógio, ou seja, 150h para os do dia, 100h para os da noite. O quadro se agrava quando a Seduc aponta que em caso de ausência de um professor na escola, é este trabalhador que deve substituí-lo, ainda que ao preço de ter o espaço pedagógico fechado.
Em relação aos auxiliares administrativos, a portaria aponta a expansão para 500 alunos, antes eram 300. A justificativa é de que como haverá o aumento da hora atividade para os professores, será de responsabilidade deste o lançamento das notas no sistema, logo será possível aos auxiliares aumentar o número de alunos.
O Sintepp já montou uma equipe para elaborar relatório que comprove que não existem condições estruturais de repassar ao professor tal tarefa e muito menos a de aumentar o número de alunos para os auxiliares. Se as escolas estão com poucos profissionais para a demanda, que o governo agilize os concursos públicos!
A lógica economicista do governo Jatene não tem limites. Até aos serventes está sendo aplicada a ampliação para 15 espaços a serrem entregues antes do início de cada turno (antes eram 10). Reiteramos, se o governo considera que há muitos espaços e poucos profissionais, que se amplie o efetivo de trabalhadores!
A pauta tem que ser cumprida na integralidade. Sintepp continuará com debates nas escolas e Subsedes. Participe!
Todas as falas apontaram para a necessidade da categoria se unificar contra os ataques promovidos pelo governo Jatene. Portanto é momento de voltar às aulas, mas não abandonar as lutas.
Nos dias 13 e 14/05 a categoria paralisará as atividades no estado inteiro para lutar pelo cumprimento integral do acordo de greve, assinado pelo governo, junto justiça. Fique atento e mobilize seus colegas de trabalho.
A pauta da campanha 2014 não se resume apenas à Jornada, por isso foram referendados os demais pontos que constituem a mesma. Também foi pré-definido um calendário de Seminários nas Subsedes e Distritos com locais e datas a serem confirmados, mas que devem ocorrer antes da paralisação.
Por fim, foi confirmado que as Subsedes receberão a orientação de pressionar os parlamentares de suas regiões para que até o dia da paralisação estes assumam a postura de apoiar as demandas da categoria. Acordo é para ser cumprido. Não vamos abrir mão!
Jatene pague o nos deve!
AGENDA DE LUTAS
01|05 – 8h – Dia do Trabalhador – Ato público, concentração: Mercado de São Brás, rumo à Pça da República.
06 a 08|05 – Seminários de debates sobre a Campanha 2014
DAGUA – Frei Daniel
DAENT – Integrado
DAICO/DAOUT – Palmira Gabriel
DASAC – Alves Maia
DABEN – Maria Luiza
DABEL – Ulisses Guimarães/Deodoro de Mendonça
DAMOS – a definir
ANANINDEUA – a definir
MARITUBA – a definir
BENEVIDES – a definir
CASTANHAL – a definir
MARABÁ - a definir
*Orientamos as demais subsedes confirmar a organização dos seminários e encaminhar para a agenda para a Coordenação Estadual.
13|05 – 9h – PARALISAÇÃO com ato público– concentração CAN, rumo ao CIG;
14|05 – 9h – PARALISAÇÃO com ato público – concentração ALEPA.
Não há conquista sem luta!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Obama vai consultar líderes europeus sobre novas sanções contra Moscou

Obama vai consultar líderes europeus sobre novas sanções contra Moscou

BRASÍLIA - O presidente informou que pretende coordenar uma aproximação com os aliados europeus

Agência Brasil
Obama vai consultar líderes europeus sobre novas sanções contra Moscoufoto: Agência Ansa Obama vai consultar líderes europeus sobre novas sanções contra Moscou
BRASÍLIA - Os Estados Unidos vão consultar os principais dirigentes europeus nesta sexta-feira (25) sobre a possibilidade de novas sanções contra a Rússia, anunciou o presidente Barack Obama.
Durante visita a Seul, o presidente informou que pretende coordenar uma aproximação com os aliados europeus, depois de os Estados Unidos terem concluído que a Rússia não fez nada para cumprir o acordo firmado na semana passada em Genebra, a propósito da crise na Ucrânia.
"Vou falar com os europeus outra vez, esta noite, não com todos, mas com os principais, para assegurar-me de que partilham a minha avaliação sobre a situação desde as negociações de Genebra", disse Obama em entrevista.
Washington tem definidas várias sanções contra a Rússia, "que estão prontas para ser decretadas", acrescentou.
Ontem à noite, o secretário norte-americano, John Kerry, lembrou que Moscou "não cumpriu a iniciativa mínima" para pôr em prática o acordo concluído em Genebra, com o objetivo de diminuir a tensão na Ucrânia.

Petrobras admite gasto de quase U$2 Bilhões com Pasadena

Petrobras admite gasto de quase U$2 Bilhões com Pasadena


Após reportagem publicada hoje (28) pelo jornal O Globo, a Petrobras confirmou que os gastos com a refinaria de Pasadena, no Texas, são muito maiores do que os divulgados até o momento.
Em nota, a empresa admitiu que o valor não é de U$ 1,249 bilhão, mas que ultrapassa os U$1,9 bilhão, sendo que US$ 650 milhões foram gastos com a refinaria de Pasadena até novembro de 2008, incluída a aquisição dos primeiros 50%; mais US$ 820,5 milhões pela segunda parte do empreendimento; e disse que "em qualquer cenário de continuidade da refinaria" seriam necessários US$ 275 milhões em investimento em sustentabilidade, conforme apresentação da Petrobras América de abril de 2009.
Eles sustentam que, além dos pagamentos feitos à Astra de US$ 1.249 milhões (valor inicialmente anunciado como o valor total da operação), foram gastos com recursos adicionais nas melhorias operacionais, de segurança e ambientais, necessários ao bom funcionamento da usina.
Outros detalhes dão conta de que na aquisição de Pasadena foram gastos US$ 554 milhões relativos à PRSI-Refinaria, US$ 341 milhões relativos à PRST-Trading e “demais gastos” que somaram US$ 354 milhões).
A nota conclui informando que da aquisição em setembro de 2006 até 2013 foram investidos mais US$ 685 milhões em melhorias operacionais, manutenção, paradas programadas, além de segurança, meio-abiente e saúde.
(Fonte: Agência Brasil)

Fonte: Da Redação (TB)

Dívida pública sobe 0,6% em março, para R$ 2,08 trilhões, diz Tesouro


Dívida pública sobe 0,6% em março, para R$ 2,08 trilhões, diz Tesouro
Despesa com juros elevou dívida em março. Dívida pode chegar ao patamar de R$ 2,3 trilhões no fim deste ano.
 
A dívida pública federal, que inclui os endividamentos interno e externo do governo, cresceu 0,64% em março, para R$ 2,08 trilhões, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (28) pela Secretaria do Tesouro Nacional. Em fevereiro, o endividamento público estava em R$ 2,06 trilhões.

No último mês, ainda segundo informações do governo, ocorreu resgate líquido (vencimentos acima do valor das emissões) no valor de R$ 3,3 bilhões na dívida pública federal. Entretanto, também foi contabilizada despesa com juros no valor de R$ 18,5 bilhões – impactando para cima o endividamento público.

Programação para 2014
De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, a dívida pública pode chegar ao patamar máximo de R$ 2,32 trilhões no fim deste ano – R$ 198 bilhões a mais em relação ao fechamento de 2013.

O Plano Anual de Financiamento (PAF) da dívida pública, feito pelo Tesouro Nacional, também estabelece um piso de R$ 2,17 trilhões para o débito público no fim deste ano, o que representaria uma alta de R$ 48 bilhões em comparação com dezembro do ano passado.

Em 2014, os vencimentos de títulos públicos previstos somam R$ 544 bilhões, ao mesmo tempo em que os encargos da dívida pública totalizam R$ 54 bilhões. O governo prevê, entretanto, o uso de R$ 121,8 bilhões em recursos orçamentários para pagar os vencimentos neste ano.

Perfil da dívida
Os números do governo federal, calculados após a contabilização dos contratos de "swap cambial", mostram que o estoque de títulos prefixados (papéis que têm a correção determinada no momento do leilão) somou R$ 836 bilhões em março, ou 42% do total, contra R$ 794 bilhões, ou 40,2% do total, em fevereiro.

Os títulos atrelados aos juros básicos da economia (os pós-fixados), por sua vez, tiveram sua participação diminuída em março. No fim do mês passado, estes títulos públicos representavam 9,5% do estoque total da dívida interna, ou R$ 189 bilhões, contra 11,77% do total (R$ 232 bilhões) em fevereiro.

A parcela da dívida atrelada aos índices de preços (inflação) somou 37,97% em março deste ano, ou R$ 755 bilhões, contra 37,6% do total em fevereiro de 2014 – o equivalente a R$ 742 bilhões.

Os ativos indexados à variação da taxa de câmbio, por sua vez, somaram 10,49% do total (R$ 208,8 bilhões) em março, contra R$ 205 bilhões, ou 10,42% do total, em fevereiro deste ano. O aumento da dívida atrelada ao dólar se deve à emissão de contratos de swap cambial – que equivalem a uma venda de dólares no mercado futuro.

Fortes tornados nos Estados Unidos causam doze mortos

Fortes tornados nos Estados Unidos causam doze mortosFortes tornados nos Estados Unidos causam doze mortos

Fortes tornados, nos estados de Arkansas e Oklahoma, nos Estados Unidos, provocaram a morte este domingo a, pelo menos 10 pessoas, segundo informações das equipas de emergência, citadas pela agência AEF.

O departamento de Gestão de Emergência de Arkansas relatou oito mortes relacionadas com a tempestade, enquanto o serviço homólogo de Oklahoma, afirmou que havia pelo menos duas vítimas do tornado naquele estado.
A agência EFE deu conta que os tornados causaram doze mortos.
Diário Digital / Lusa

Em entrevista, Lula afirma que presos do mensalão não são de sua confiança

Em entrevista, Lula afirma que presos do mensalão não são de sua confiança

Por
Em entrevista, Lula afirma que presos do mensalão não são de sua confiança
Em entrevista exibida no último domingo (27), em uma TV portuguesa, Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, disse que o julgamento do processo do mensalão teve viés político e que os petistas presos por envolvimento no caso "não são de sua confiança".
Em novembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou a prisão de três integrantes da cúpula petista por participação no esquema de compra de apoio político no Congresso no início do governo Lula, entre 2003 e 2005. Foram presos o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu; ao ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares; e ao ex-presidente nacional do partido, José Genoino.
"O mensalão teve praticamente 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica. O que eu acho é que não houve mensalão", afirmou ele, em uma das poucas manifestações públicas que fez sobre o caso após o fim do julgamento. Em seguida, Lula interrompeu a repórter, que começou uma pergunta sobre o fato de pessoas da confiança do ex-presidente terem sido presas. "Não se trata de gente da minha confiança", disse Lula. E remendou: "Tem companheiro do PT preso. E eu também não vou ficar discutindo a decisão da Suprema Corte. O que eu acho é que essa história vai ser recontada". Lula esteve em Portugal para participar da comemoração dos 40 anos da Revolução dos Cravos.

sábado, 26 de abril de 2014

Eleitor tem até o dia 7 de maio para tirar título

Eleitor tem até o dia 7 de maio para tirar título

Eleitor tem até o dia 7 de maio para tirar título
O eleitor que pretende tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro estado tem até o dia 7 de maio para fazer os pedidos à Justiça Eleitoral. O prazo também vale para pessoas com deficiência solicitarem transferência para seções adaptadas. O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro.


Siga o Portal da Ilha no Twitter e acompanhe também no Facebook

Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos.
Para transferir o domicílio eleitoral para outra cidade, o eleitor deve apresentar um documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. Algumas regras também devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses, ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também é possível fazer o pré-atendimento, até o dia 2 de maio, antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar a página Título Net, do TSE, ferramenta disponível para agilizar atendimento final, feito nos cartórios eleitorais. Após preencher os campos de identificação, o usuário deve comparecer ao cartório com a documentação exigida para concluir o atendimento e receber o documento.

Encontrado morto coronel que confessou tortura no período militar


Encontrado morto coronel que confessou tortura no período militar

Encontrado morto coronel que confessou tortura no período militar
Foi encontrado morto, nesta sexta-feira (25/04), no sítio em que morava em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o coronel reformado do Exército Paulo Malhães. O corpo apresentava marcas de asfixia, segundo a Polícia Civil. Malhães prestou depoimento em março à Comissão Nacional da Verdade em que relatava ter participado de prisões e torturas durante a ditadura militar. Disse também que foi o encarregado pelo Exército de desenterrar e sumir com o corpo do deputado Rubens Paiva, desaparecido em 1971.
De acordo com o relato da viúva Cristina Batista Malhães, três homens invadiram o sítio de Malhães na noite desta quinta-feira, 24, à procura de armas. O coronel seria colecionador de armamentos, disse a mulher aos policiais da Divisão de Homicídios da Baixada que estiveram na propriedade.
Cristina disse que ela e o caseiro foram amarrados e trancados em um cômodo, das 13h às 22h desta quinta-feira (24), pelos invasores.
A advogada Nadine Borges, membro da Comissão Estadual da Verdade do Rio, afirmou à Folha de S.Paulo ter conversado com uma das filhas do militar. Segundo ela, a mulher do coronel foi amarrada e todas as armas do militar foram roubadas. “A polícia tem que investigar a fundo esse crime. Tudo indica que é uma queima de arquivo”, disse ela.
A deputada federal e ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, comentou a morte de Malhães.
“Soa estranho que, após essas revelações, o militar tenha sido assassinado. Estou entrando em contato com os ministros Ideli (SDH) e José Eduardo Cardozo (MJustiça) para pedir apoio da Polícia Federal na investigação”, escreveu ela em sua página no Twitter.
(*) Com informações do Uol

Pai de Bernardo precisaria dividir herança com ele


Reportagem de VEJA desta semana revela que o médico acusado de participar da morte do filho estava prestes a ter de dividir com ele a herança da mulher morta.

Corpo do menino Bernardo foi encontrado num saco plástico enterrado próximo a um riacho na cidade de Frederico Westphalen (RS) - Reprodução Facebook
Corpo do menino Bernardo foi encontrado num saco plástico enterrado próximo a um riacho na cidade de Frederico Westphalen (RS) - Reprodução Facebook
O casal Leandro e Graciele Boldrini corre o risco de perder a guarda da filha de 1 ano. Presos na cidade gaúcha de Três Passos, eles são acusados pela morte de Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, filho do primeiro casamento de Leandro. A solicitação para a retirada da guarda partiu da promotora Dinamárcia Maciel de Oliveira. Ela é a mesma que recebeu Bernardo quando ele procurou sozinho a Justiça pedindo para ser adotado por outra família, já que seu pai não lhe dava atenção e sua madrasta o maltratava.
A promotora também solicitou o bloqueio dos bens de Boldrini. Médico-cirurgião, ele é o herdeiro legítimo do filho morto e, por consequência, da herança deixada pela mãe dele, Odilaine Uglione, morta em 2010 num caso de aparente suicídio. Dinamárcia argumenta que, com a medida, ela pretende evitar que Boldrini use parte dos bens que seriam de Bernardo para, por exemplo, custear a própria defesa. Caso se prove sua culpa na morte do filho, ele perde o direito à herança.
O inventário de Odilaine ainda não foi concluído. Boldrini só pediu sua abertura no dia 30 de janeiro. Quando era casado com Odilaine, ele vendeu um imóvel sem formalizar sua transferência. Recentemente, o comprador passou a pressionar o médico para regularizar a situação, o que só podia ocorrer com a abertura do inventário e uma autorização da Justiça, concedida em 24 de fevereiro. A abertura do inventário implicaria a repartição dos bens de Odilaine entre Boldrini e o filho, incluindo a casa em que moravam com Graciele.
O menino só poderia reivindicar a herança para si ao fazer 18 anos. Até lá, quem administraria o patrimônio seria o detentor da guarda da criança, Boldrini. O médico, no entanto, correu o risco de perder esse status no dia 31 de janeiro, quando a promotora Dinamárcia, depois de ser procurada por Bernardo, solicitou a transferência de sua guarda para a avó materna. O pedido foi negado pelo juiz Fernando Vieira dos Santos em 11 de fevereiro. Atendendo a uma solicitação de Boldrini, ele concedeu três meses para que o médico melhorasse sua relação com o filho. Bernardo foi morto um mês antes de o prazo expirar.
Laudo pericial divulgado na sex­ta-feira não apontou sinais de terra na traqueia nem nos pulmões do menino, o que afastou a possibilidade de ele ter sido enterrado vivo. Investigadores chegaram a cogitar a hipótese depois que a assistente social Edelvânia Wirganovicz, que confessou ter participado do crime, revelou que a madrasta de Bernardo não checou sua pulsação antes de enterrá-lo. Graciele está isolada das demais presas em uma cela de 12 metros quadrados. Seu advogado, Vanderlei Pompeo de Mattos, contou que ela se alegrou ao ser informada de que a filha está com a irmã na cidade vizinha de Santo Augusto, dado que o lugar fica “pertinho” dali e que ela poderá visitar a criança “quando sair da cadeia”.

Bebê nasce com “cauda” e impressiona médicos

Bebê nasce com “cauda” e impressiona médicos


Um menino de cinco meses de idade espantou médicos e parentes em Changsha, na China. Nuo Nuo nasceu com uma espinha bifurcada, defeito raro na coluna que deixou uma lacuna parecendo uma cauda de, no caso dele, cinco polegadas. Em poucos dias, sua mãe havia notado a formação da espinha, que continua aumentando a cada dia.
Desesperada, ela procurou médicos para conter o crescimento, mas até agora, segundo matéria publicada pelo jornal Daily Mail, o procedimento é impossível. A “cauda” de Nuo Nuo teria começado a crescer no primeiro mês, ainda no útero da mãe. Nas primeiras quatro semanas de gestação, uma estrutura chamada tubo neural começa a crescer, fazendo com que, eventualmente, se forme a coluna vertebral e o sistema nervoso. No entanto, nos casos de espinha bifurcada, a coluna não fecha totalmente.
RTEmagicC_CaudaNuoNuoFeatureChinaBarcroftMedia2.jpg As causas exatas são desconhecidas, mas existem vários fatores de risco com o acontecimento, sendo o mais importante a falta de ácido fólico antes e no início da gravidez. Há a possibilidade de acabar com o defeito, entretanto os danos no sistema nervoso podem ser irreparáveis, como a paralisia e incontinência.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Brasil lidera luta contra hegemonia dos EUA na rede

Brasil lidera luta contra hegemonia dos EUA na rede
Presidente Dilma Rousseff durante abertura da NETmundial em São Paulo.
 
Presidente Dilma Rousseff durante abertura da NETmundial em São Paulo.
RFI
Após descobrir no ano passado que a agência de inteligência norte-americana NSA havia interceptado suas comunicações, a presidente Dilma Rousseff acelerou a luta no combate à hegemonia contra monopólio dos Estados Unidos na web, colocando o Brasil na vanguarda do processo. Foi então que surgiu a ideia do NetMundial, encontro sobre a governança da Internet que termina nesta quinta-feira (24) em Sao Paulo.
Com a colaboração de Camila César
Diego Canabarro, pesquisador em Política na Era Digital e Governança da Internet, explica que mesmo que os Estados Unidos tenham manifestado uma abertura no sistema atual de gestão da rede, a maior parte das empresas de bens e serviços ligados à internet são americanas, o que mostra que o processo de reformulação da governança do ciberespaço ainda terá que enfrentar muitas etapas.
Para o pesquisador, a crítica do governo brasileiro para a questão concretiza uma vontade antiga do país na busca de alternativas para combater a dominancia dos EUA na rede.
"Desde o início do processo de institucionalização de governança da internet em 1998 e, mais especificamente, a partir das reuniões da Cúpula Mundial para as Sociedades de Informação de 2003 e 2005, o Brasil já vem tentando mostrar para o mundo que é necessário uma democratização do ciberespaço, que é necessário que países desenvolvidos e menos desenvolvidos sejam integrados no processo de determinar como vai se dar o avanço da tecnologia pelo planeta", afirma.
Vanguarda brasileira
O professor de design digital e pesquisador Gilberto Consoni também chama a atenção para a necessidade de criar condições estruturais viáveis nos países para que o projeto se concretize, mas aponta o lugar privilegiado que a internet ocupa na economia norte-americana. Segundo os dados divulgados pelo país, as perdas após o vazamento de informações do ano passado podem chegar a 35 bilhões de dólares em 2016.
Consoni também destaca o papel pioneiro do Brasil na luta pela democratização das comunicações e pela preocupação com a segurança na rede, que resultou no Marco Civil aprovado na última terça-feira (22) pelo Senado e sancionado ontem pela presidente Dilma durante a abertura do NetMundial, em São Paulo. "Há anos se discute a questão da liberdade de expressão na rede e o governo foi bastante cuidadoso nisso. Chamou tanto a sociedade civil, que é a principal interessada, as empresas e setor político para debater o tema", adiciona.
A atenção que o Brasil tem dado à necessidade de lançar um novo olhar sobre a atual situação do controle da Internet no mundo tem sido elogiada pela Organização das Nações Unidas desde os anos 2000. Para os pesquisadores, a visibilidade que o tema ganhou depois das denúncias do ano passado tem a importante tarefa de alertar o mundo para a maneira desequilibrada como o ciberespaço vinha sendo governado até então.

Obama promete mais sanções contra a Rússia

Obama promete mais sanções contra a Rússia

Barack Obama em Seul, na conferência de imprensa em que anunciou a iminência de novas sanções à Rússiapor AgênciasHoje
Barack Obama em Seul, na conferência de imprensa em que anunciou a iminência de novas sanções à Rússia Fotografia © Reuters
Os Estados Unidos vão consultar os principais dirigentes europeus durante o dia de hoje sobre possíveis novas sanções contra a Rússia, disse o Presidente norte-americano. O anúncio de Barack Obama coincidiu com a divulgação, em Berlim, da notícia de que a chanceler Angela Merkel telefonara ao Presidente russo, Vladimir Putin, para expressar a sua "grande preocupação" sobre a situação no Leste da Ucrânia.
Barack Obama, que se encontra em Seul, precisou que pretende coordenar uma aproximação comum com os aliados europeus, depois de os EUA terem concluído que a Rússia não fez nada para cumprir o acordo assinado na semana passada em Genebra a propósito da crise na Ucrânia.
"Vou falar com os europeus outra vez, esta noite, não com todos, mas com os principais, para assegurar-me de que partilham a minha avaliação sobre a situação desde as negociações de Genebra", disse Obama durante uma conferência de imprensa.
Washington tem definidas várias sanções contra a Rússia "que estão prontas a ser decretadas", acrescentou. Já na quinta-feira à noite, o secretário de Estado John Kerry referira que Moscovo "não cumpriu a mínima iniciativa" para pôr em prática o acordo concluído em Genebra com o objetivo de diminuir a tensão na situação na Ucrânia.
Desde Berlim, a chanceler Angela Merkel esteve em contacto telefónico com o Presidente russo Vladimir Putin para expressar a sua "grande preocupação" sobre o impasse com os rebeldes separatistas pró-Moscovo no Leste da Ucrânia, afirmou o porta-voz da dirigente alemã. Merkel "expressou a sua grande preocupação sobre a situação tensa no Leste da Ucrânia e disse que espera do Governo russo o comprometimento com o acordo de Genebra e a cooperação na sua adoção", afirmou o porta-voz, Steffen Seibert.
"A Rússia pode publicamente declarar que apoia totalmente a declaração de Genebra e devia chamar publicamente os grupos armados pró-russos na Ucrânia a refrearem a violência e a baixarem as armas", acrescentou Seibert. Este referiu ainda que, até agora, a posição da Rússia desde o acordo de Genebra tem sido "absolutamente dececionante" e que "não se vê nenhum progresso" até ao momento.

Jovem morre esmagado por crucifixo feito em homenagem a João Paulo II.

Jovem morre esmagado por crucifixo feito em homenagem a João Paulo II.

Estrutura gigante desabou e atingiu italiano de 21 anos. 
Monumento foi erguido para visita do Papa à cidade de Cevo em 1998.
Do G1, em São Paulo
Crucifixo gigante desabou sobre jovem e acabou o
esmagando na cidade de Cevo, na Itália (Foto: Ansa)
Um jovem italiano morreu na quarta-feira (23) esmagado por um crucifixo gigante, na cidade de Cevo, região de Brescia, no noroeste do país. A estrutura de madeira de mais de 30 metros de altura, com uma imagem de Jesus Cristo na ponta – pesando 600 kg e presa por cabos de aço –, desabou e atingiu a vítima. O monumento havia sido erguido para lembrar a visita do Papa João Paulo II à região de Brescia, em 1998, e foi instalado em 2005.
Marco Gusmini, de 21 anos, participava de uma excursão de religiosos quando a cruz se rompeu repentinamente e parte dela caiu sobre o grupo. O jovem morreu na hora, segundo a agência de notícias France Presse. Outra pessoa ficou ferida e foi levada ao hospital.

Foto do corpo de DG mostra marca de tiro que a perícia não viu, diz jornal.

Foto do corpo de DG mostra marca de tiro que a perícia não viu, diz jornal.

O jornal 'Extra' divulgou uma nova foto do corpo do dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, o DG, de 26 anos, no local em que foi encontrado pela polícia, dentro de uma creche no Pavão-Pavãozinho. Na imagem, é possível ver, nas costas do jovem, a marca do tiro que o rapaz levou. Ele aparece na imagem caído num beco, dentro da creche, com o rosto encostado numa parede e uma das pernas dobradas. Ao encontrar o cadáver, na última terça-feira, a perícia do local apontou que as escoriações apresentadas pelo dançarino eram “compatíveis com morte por queda”, sem mencionar a perfuração por arma de fogo.
Apenas no dia seguinte, foi divulgado que DG tinha tomado um tiro antes de morrer. Segundo o jornal, a Polícia Civil foi questionada sobre um possível erro da perícia de local. 
A foto abaixo foi  é a primeira imagem  da cena do crime que foi divulgada no "Jornal da Globo".
Segundo a Polícia Civil, "nesse primeiro momento, procura-se mexer o mínimo possível no cadáver e verifica-se a cena do crime. Ainda de acordo com o comunicado, as feridas e a causa da morte são vistas na necropsia no Instituto Médico Legal, num segundo momento. A assessoria esclarece ainda que até o momento não foram encontrados sinais de espancamento no corpo de Douglas".
Ontem foram ouvidos oito policiais militares envolvidos no tiroteio que terminou com a morte de DG. Todos negaram que tenham atirado no jovem. Os PMs contaram que foram vítimas de uma emboscada de traficantes - inclusive do chefe do tráfico da comunidade, Adauto do Nascimento Gonçalves, o Pitbull, que estava na quadra do Pavão-Pavãozinho - e que apenas revidaram os tiros dados por bandidos.
O corpo de DG foi enterrado ontem no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Cerca de 400 pessoas compareceram ao sepultamento. A apresentadora Regine Casé chegou ao cemitério por volta das 15h30. Emocionada, ela falou sobre o dançarino. "Se eu não conhecesse, e visse aquela imagem do jeito que vi no noticiário (do corpo do dançarino), já ficaria chocada. Mas era o DG. Ele sempre foi muito pra gente na criação do programa. A sensação de insegurança não está só no morro. Se espalhou pela cidade - afirmou Regina, que abraçou a mãe do dançarino após chegar".

Leia também:
Fonte: Jornal Extra - Foto: Divulgação.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Tentativa de fraude contra o consumidor em março foi de um a cada 17 segundos

Tentativa de fraude contra o consumidor em março foi de um a cada 17 segundos

Por Redação - Rádio Gospel FM 
Tentativa de fraude contra o consumidor em março foi de um a cada 17 segundos 
 No mês de março de 2014, uma pessoa a cada 17 segundos sofreu tentativa de golpe financeiro com o uso de identidade falsa, segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes-Consumidor. Foram feitas 155.399 operações do gênero, o que representa 1,6% mais do que em fevereiro. No trimestre, as tentativas cresceram 2,4% e, na comparação entre março deste ano e igual mês do ano passado, foi constatada queda de 4,5%.
O setor de telefonia foi o mais visado pelos golpistas com 59.255 tentativas ou 38,1% do total. Essa parcela é ligeiramente inferior à registrada em março de 2013 (38,7%). Em serviços (construtoras, imobiliárias, seguradoras, salões de beleza, pacotes turísticos), os golpistas arriscaram lesar os consumidores 49.768 vezes ou 32 % do total, crescimento de 0,07 ponto em relação ao ano passado.
Em terceira posição, está o segmento bancário, com 30.829 ações ou 19,8% do total. Em 2013, foram registrados 18,9% no mesmo mês. No varejo, ocorreram 12.883 tentativas, o equivalente a 8,3% das investidas. No ano passado, o percentual ficou em 8,1%.
De acordo com o Serasa Experian, os criminosos costumam roubar os dados pessoais por meio de cadastros na internet feitos por pessoas que fornecem as informações sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites. Eles também usam a estratégia de comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência. Assim conseguem abrir contas em bancos, ter acesso a talões de cheque, cartões de crédito e empréstimos bancários em nome de outras pessoas.
As principais tentativas de fraude são: emissão de cartões de crédito – em que o golpista solicita um cartão de crédito com identidade falsa e deixa a conta para a vítima que teve os dados roubados –, financiamento de eletrônicos, compra de celulares, abertura de conta bancária, compra de automóveis e abertura de empresas.
Entre as dicas de segurança estão a orientação para que os consumidores não forneçam ou confirmem informações pessoais ou número de documentos pelo por telefone, tomando cuidado com promoções ou pesquisas. A empresa aconselha ainda a não perder de vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou quaisquer negócios.
Além disso, quando for digitar o número da senha de cartão de débito ou crédito, o consumidor deve ficar atento para que desconhecidos não gravem as informações. Também não deve informar os números dos seus documentos quando for preencher cupons para participar de sorteios ou promoções de lojas.
(*) Com informações da Agência Brasil

Demanda por voos domésticos sobe 8,9% no 1o trimestre, diz Abear

Demanda por voos domésticos sobe 8,9% no 1o trimestre, diz Abear

quinta-feira, 24 de abril de 2014 12:10 BRT
 
 
 
SÃO PAULO, 24 Abr (Reuters) - A demanda por voos domésticos no Brasil avançou 8,9
por cento no primeiro trimestre sobre igual período do ano passado, informou nesta quinta-feira a associação que compila dados das quatro maiores empresas aéreas do país, Abear.
A oferta, por outro lado, cresceu 1,8 por cento ante um ano antes, refletindo, segundo a Abear, um ritmo de expansão mais lento em função do cenário de custos mais elevados, que perdura desde 2011.
A associação apontou uma taxa anualizada de crescimento de 8,1 por cento para demanda no mercado doméstico e de 2,6 por cento para a oferta. Na visão da Abear, a realização da Copa do Mundo entre junho e julho estaria adiantando compromissos do público corporativo.
"Como as tarifas têm permanecido relativamente estáveis, outros fatores contribuintes podem ser a entrada de novos consumidores e a abertura de novos mercados", disse a Abear em comunicado à imprensa.
Em março, somente, houve avanço de 8,2 por cento na demanda ante igual mês do último ano, enquanto a oferta caiu 0,6 por cento.
A TAM seguiu na liderança do mercado no mês, com fatia de 38,9 por cento, seguida pela Gol, com participação de 36,2 por cento. Os resultados foram praticamente estáveis sobre um ano antes, quando empresa do grupo LATAM Airlines respondeu por 39,5 por cento do mercado, e a Gol por 36,4 por cento.
Em março deste ano, a Azul ficou com fatia 16,5 por cento, alta sobre os 12,7 por cento do mesmo mês de 2013. Já a Avianca viu sua participação subir de 7,2 para 8,4 por cento na mesma base de comparação.
No mercado internacional, houve diminuição geral tanto da oferta quanto da demanda no primeiro trimestre. Enquanto a oferta recuou 8,6 por cento, a demanda apresentou uma queda mais modesta, de 0,6 por cento.
"A diferença de ritmo proporcionou o efeito perseguido pelas empresas de aumento da ocupação, que subiu 6,4 pontos percentuais, marcando 79,5 por cento", disse a Abear.
Em março, a oferta de voos internacionais teve retração de 8,8 por cento, ao passo que a demanda subiu 2 por cento.
(Por Marcela Ayres)

Fornecido Por Cotação do Euro