sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Stephen Hawking prevê desastre provocado pelo homem e abandono da Terra.

Stephen Hawking prevê desastre provocado pelo homem e abandono da Terra.


Stephen Hawking afirmou que a humanidade corre o risco de ter de enfrentar uma série de perigos criada por ela mesma como guerra nuclear, aquecimento global e vírus criados pela engenharia genética. O físico britânico disse também que o progresso na ciência e na tecnologia criará "novas formas de as coisas darem errado", como informou uma reportagem de David Shukman, editor de Ciência da BBC News.
De acordo com a publicação, em suas palestras, o físico explora a pesquisa em buracos negros. O alerta que fez, entretanto, veio como resposta à pergunta de um membro do público.
O cientista prevê que a humanidade enfrentará sérios apuros no futuro e que sua sobrevivência dependerá da capacidade de colonizar outros planetas.
"Apesar de a possibilidade de um desastre no planeta Terra em um determinado ano poder ser bem baixa, isto vai se acumulando com o tempo, e se transforma em quase uma certeza para os próximos mil ou dez mil anos", disse Hawking.
"Até lá já deveremos ter nos espalhado pelo espaço e para outras estrelas, então um desastre na Terra não significaria o fim da raça humana."
"Mas não vamos conseguir estabelecer colônias autossustentáveis no espaço nos próximos séculos, então temos que ser muito cuidadosos neste período", afirmou Hawking.
Ironia
É irônico que um nome tão importante da ciência identifique o progresso científico como uma grande fonte de novas ameaças.
Em ocasiões anteriores, Hawking destacou o risco potencial de a inteligência artificial se tornar uma séria ameaça para a raça humana.
Mas o físico insiste que a humanidade sempre encontrará formas de lidar com problemas que surgirem.
"Não vamos parar de progredir, ou reverter (o progresso), então temos que reconhecer o perigo e controlá-lo. Sou otimista e acredito que conseguiremos."
Quando perguntado qual conselho daria para jovens cientistas, Hawking afirmou ser importante que eles mantivessem seu senso de deslumbramento com "nosso vasto e complexo Universo".
"Do meu ponto de vista tem sido uma época gloriosa para estar vivo e pesquisando na área de física teórica. Não há nada como aquele momento Eureka, da descoberta de algo que ninguém sabia antes", afirmou.
O físico britânico também disse que as futuras gerações de pesquisadores devem se conscientizar sobre como o progresso científico e tecnológico está mudando o mundo e ajudar o público a entender isto.
"É importante garantir que estas mudanças estejam indo na direção certa. Em uma sociedade democrática, isto significa que todos precisam ter uma compreensão básica da ciência para tomar decisões esclarecidas sobre o futuro."
"Então comunique claramente o que você está tentando fazer em termos científicos e, quem sabe, você pode acabar entendendo também", disse.
Determinação

Desde que foi diagnosticado com doença do neurônio motor, a determinação de Hawking para superar os desafios físicos de seu problema se transformou em fonte de admiração no mundo todo.
A filha do cientista, Lucy, uma jornalista e escritora que, junto com o físico, escreveu livros de ciência para crianças, explicou a motivação de seu pai.
"Acho que ele é muito teimoso, tem um invejável desejo de continuar e a habilidade de usar todas as suas reservas, toda a energia, toda a concentração mental e direcionar tudo isto para o objetivo de continuar", disse.
"Mas não apenas continuar com o propósito da sobrevivência, mas transcender isto produzindo um trabalho extraordinário, escrevendo livros, dando palestras, inspirando outras pessoas com doenças neurodegenerativas e outras deficiências e sendo um homem de família, um amigo e um colega para tantas pessoas e mantendo amigos no mundo todo."
Fonte: BBC

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro