domingo, 3 de janeiro de 2016

Moradores desocupam casas do Morro da Boa Vista em Vila Velha

Moradores desocupam casas do Morro da Boa Vista em Vila Velha

Mais de 940 pessoas já deixaram as casas durante a desocupação.
Defesa Civil avalia que ainda há risco de novos deslizamentos.

André FalcãoDa TV Gazeta
Moradores desocupam casas do Morro da Boa Vista, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Moradores desocupam casas do Morro da Boa Vista, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Mais de 940 pessoas já deixaram as casas durante a desocupação do Morro da Boa Vista, no bairro São Torquato, em Vila Velha, neste domingo (3). A prefeitura começou a desocupar o local no sábado (2). A avaliação da Defesa Civil é que ainda há risco de mais deslizamentos de pedras.
Uma pedra rolou após um deslizamento de terra, no final da tarde desta sexta-feira (1). A informação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) é que cinco feridos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros, além de outras 10 pessoas socorridas por moradores, com ferimentos leves. Não há desaparecidos, nem mortos.
Casa foi destruída com deslizamento no Morro da Boa Vista, em Vila Velha (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Casa foi destruída com deslizamento no Morro da
Boa Vista (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
De acordo com o último levantamento feito pela Prefeitura de Vila Velha, 253 famílias ficaram desalojadas e 23, que estão desabrigadas, foram acolhidas em um abrigo municipal montado na escola Jairo de Mattos, no próprio bairro.
Os moradores saíram das casas levando o que podiam. Caminhões e carros ficaram lotados. “Nós vamos para a casa de um cunhado meu em El Dorado, mas tem muita gente que não tem lugar para ir, estão desesperados e totalmente sem rumo", contou o morador Josias Nascimento.
Lucineia Miranda foi para o abrigo com a filha e a sogra."Segundo o secretário a minha área também é de risco e nós viemos. É agradável, graças a Deus, dá pra dormir todo mundo bem. Você deixar a sua casa é difícil deixar tudo e sair, porque a gente já está construindo há uns 8 anos e é triste", disse.
No topo do Morro da Boa Vista, no local exato onde a pedra rolou, é possível ver algumas pedras menores, que ainda estão soltas. Do alto, é possível ter noção do estrago que o deslizamento causou no local. Quando a pedra desceu, ela quebrou árvores e destruiu casas.
Outras pedras correm risco de deslizar no Morro da Boa Vista (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Outras pedras correm risco de deslizar no Morro da Boa Vista (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Apesar dos perigos, muitas pessoas continuam na área de risco. Por isso, a prefeitura passou a notificar os moradores, está cadastrando as famílias e disponibilizando caminhões para retirada dos pertences com segurança das equipes da Guarda de Vila Velha e Polícia Militar.
"Eu vou sair de casa e ir pra onde? Vou colocar as minhas coisas na rua? Não tem condições. Medo a gente tem, com certeza, mas primeiramente a gente confia em Deus. Eu tenho fé em Deus, mas eu só não vou tirar as minhas coisas, porque eu não tenho aonde colocar. Ontem choveu fraquinho, se tivesse chovendo forte eu teria ido", disse a dona de casa Maria Aparecida Falcão.
Além do risco de novos deslizamentos, moradores relataram problemas com furtos. Maria da Glória Borel contou que teve a casa saqueada. "Eu estava em casa com quatro crianças pequenas, a minha casa rachou. Os moradores aqui entraram em ação para ajudar todo mundo. Não é que a gente não quer sair, a gente não tem para onde ir. Estão saqueando a casa da gente, se aproveitando da situação para roubar. A gente sai lá embaixo rapidinho e eles entram dentro da nossa casa para roubar. Pegaram roupas, eletrodomésticos. Não é fácil”, relatou.
Pedra atingiu casas no Morro da Boa Vista, em Vila Velha, Espírito Santo (Foto: Fred Loureiro/ Secom-ES)Pedra atingiu casas no Morro da Boa Vista, em Vila Velha, Espírito Santo (Foto: Fred Loureiro/ Secom-ES)
veja também

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro