quinta-feira, 19 de junho de 2014

Salvo explorador que estava há 11 dias preso numa gruta



Salvo explorador que estava há 11 dias preso numa gruta


 
Equipas de salvamento alemãs conseguiram colocar em segurança, esta quinta-feira, um homem que se encontrava preso numa gruta há 11 dias nos Alpes bávaros.
"A vítima foi trazida para a superfície e está a receber cuidados médicos", disse um oficial das equipas de salvamento, depois da sua equipa ter chegado à boca da gruta, onde os esperava um helicóptero.
O explorador Johann Westhauser, de 52 anos, sofreu sérios ferimentos cabeça no acidente, que ocorreu 1000 metros debaixo do solo, nas grutas de Riesending, Baviera, o maior e mais complexo sistema de grutas da Alemanha.
Desde o acidente, uma equipa multinacional (com exploradores e equipas da Alemanha, Áustria, Itália, Suíça e Croácia) encetou uma operação cara e morosa para o trazer de volta à superfície.
A equipa de salvamento colocou Westhauser numa maca de fibra de vidro e conseguiu transportá-lo por entre um caminho estreito e labiríntico cheio de túneis, câmaras, lagos subterrâneos e fontes de água gelada. A operação teve 5 paragens, e a última etapa foi uma subida de 180 metros perto da entrada das grutas.
Westhauser estava a explorar as grutas quando uma queda de pedras lhe causou danos na cabeça e no peito, a 8 de junho. Um dos seus acompanhantes voltou à superfície, 10 horas depois, para alertar as autoridades, enquanto o outro ficou a acompanhar Westhauser.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro