sexta-feira, 13 de junho de 2014

Exército ucraniano recupera o porto de Mariupol

Exército ucraniano recupera o porto de Mariupol

Exército ucraniano recupera o porto de Mariupol
Fotografia © Reuters
Após uma longa luta contra os rebeldes separatistas da Rússia, esta madrugada, as tropas do Governo da Ucrânia conseguiram retomar o controlo do porto da cidade de Mariupol, na região de Donetsk, no Leste do país.
Deste confronto resultaram cinco mortes de rebeldes russos e, pelo menos, quatro soldados ucranianos ficaram feridos, estando um deles em estado grave. Segundo o Presidente Petro Poroshenko, "graças ao heroísmo das Forças Armadas da Ucrânia, a situação foi estabilizada em Mariupol".
Aparentemente os confrontos começaram após a entrada de tanques russos em várias cidades da região de Donetsk, o que provocou avivou a tensão entre Moscovo e Kiev e, consequentemente, entre Poroshenko e Vladimir Putin, o Presidente russo. Autoridades ucranianas revelaram à BBC que os tanques vieram do lado russo da fronteira e que foram atacados por tropas ucranianas, mas não há confirmação de que os veículos tenham vindo da Rússia.
O Ministério da Defesa ucraniano informou também que numa estrada perto de Snizhne, comboios de rebeldes que transportavam armas, incluindo lança-rockets de fabrico russo foram também destruídos. Entretanto, a Rússianegou as acusações de que havia penetrado no território ucraniano.
Centenas de civis e militares já foram mortos desde que as regiões separatistas pró-russas de Donetsk e Luhansk se proclamaram independentes. A operação desta sexta-feira parece ter sido "um sucesso depois de muitos contratempos para as forças ucranianas", diz uma fonte da BBC, já que o Mariupol tem sido disputada intensamente pelos rebeldes russos.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro