segunda-feira, 2 de julho de 2012

Voo rasante de caça da FAB interdita gabinete de presidente do STF




Foto: Fausto Carneiro/G1
Segurança olha fachada de vidro do Supremo destruída após passagem de caça da FAB em voo rasante
Segurança olha fachada de vidro do Supremo destruída após passagem de caça da FAB em voo rasante
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, vai despachar nesta segunda-feira (2) em uma sala do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O gabinete dele no Supremo foi interditado após a fachada de vidro do prédio ter sido destruída neste domingo pelo voo rasante de um caça da Força Aérea.
Segundo o STF, a recolocação dos vidros deve ter início nesta terça-feira (3). A corte ainda não tem estimativas da quantidade de salas afetadas nem do prejuízo. Britto ainda não tem prazo para voltar a despachar no Supremo. O CNJ funciona em um prédio anexo ao do Supremo.
Britto foi o único dos 11 ministros do STF a ter a sala interditada após a destruição das placas de vidro causadas por ondas sônicas de um Mirage F-2000, que participava da cerimônia da troca da bandeira na Praça dos Três Poderes.
Na manhã desta segunda, funcionários do STF ainda faziam a limpeza dos vidros na frente do prédio e na lateral do edifício. Servidores das salas que permanecem interditadas foram realocados para outros setores enquanto é feita a retirada dos vidros.
Segundo a assessoria de Britto, o presidente do STF foi informado dos danos causados à fachada pelo comandante da Aeronáutica Juniti Saito logo após a queda dos vidros. Neste domingo, a Aeronáutica divulgou uma nota dizendo que investigava o caso e pagaria pelos reparos.
A cerimônia de troca da bandeira contou com dois caças da FAB, que podem atingir 2,2 vezes a velocidade do som, e uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça. O evento teve início por volta das 10h. A troca da bandeira ocorre mensalmente, sempre no primeiro domingo de cada mês.
Susto
O voo dos caças assustou quem acompanhava a cerimônia. “Um jato passou muito baixo, levantou poeira, tremeu o chão e o vidro quebrou, Não estava esperando”, disse o estudante Lucas da Silva.
“Chegou a abrir [a copa] das árvores. Assustou”, afirmou Ismail da Silva, que viu o momento em que os vidros foram estilhaçados. A baixa altitude do caça também foi notada pelo vendedor de água Matheus Carvalho. “Eu estava distraído e do nada ele apareceu. Ele estava muito baixo”, disse.
"Eu fiquei assustada, porque eles vêm do nada", disse Delmary Vasconcelos, que mora em Brasília há um mês e também acompanhava a cerimônia da troca da bandeira. Ela disse que só reparou que os vidros haviam sido quebrados após a passagem dos caças. "O barulho não dá para ouvir nada. Eu estranhei que ele estava muito baixo", disse.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro