segunda-feira, 9 de julho de 2012

Cinco são presos tentando fraudar vestibular de medicina, diz polícia


Foram presos um médico, um dentista e três professores de cursinho.
Instituição diz que vestibular não será cancelado.

Zeca Soares Do G1 MA
Cinco pessoas foram presas em flagrante neste domingo (8), quando tentavam fraudar as provas do vestibular para o curso de medicina do Uniceuma, em São Luís. Segundo o delegado Augusto Barros, da Superintendência de Investigações Criminais (Seic) foram presos um médico, um dentista e três professores de cursinhos.
De acordo com o delegado Roberto Larrat que comandou a operação foram descobertos dois esquemas para fraudar o vestibular da instituição. "No primeiro caso, o médico confessou ter contratado um professor de cursinho e pago R$ 50 mil para que fizesse as provas e passasse os gabaritos. Este professor contratou outros dois colegas, especialistas em outras disciplinas para também auxiliá-lo na fraude. Os gabaritos eram encaminhados pelo professor contratado ao médico que tentava beneficiar dois filhos e dois parentes que estavam fazendo as provas. O segundo caso foi um dentista que tentava fazer a prova por um amigo. Ele apresentou uma carteira de identidade falsa. O nome era do beneficiário, mas a fotografia era do dentista. Na coleta de impressão digital foi constatado que se tratava de pessoas diferentes", explicou o delegado.
Em depoimento à polícia, o médico João Batista Silva de Castro afirmou trabalhar no Hospital Socorrão como anestesista. Ele foi autuado em flagrante por fraude, estelionato e formação de quadrilha, bem como os professores de cursinho Noel Mendes Pereira, Ademir Ferreira Viana e Alessandra Kelly Gomes Barros. O dentista Claudinêr Uchôa Mendes Araújo foi autuado por uso de documento falso e tentativa de estelionato.
O delegado Roberto Larrat disse ao G1 que nenhum dos cinco estudantes que seriam beneficiados dentro do esquema de fraude foi pego em flagrante, mas serão alvo da investigação da Seic.
As provas para o vestibular de medicina do Uniceuma foram realizadas neste domingo. Segundo o pró-reitor administrativo da instituição, Fábio Martins 1.050 candidatos disputavam 50 vagas disponíveis.
A assessoria de comunicação do Uniceuma informou que o vestibular para o curso de medicina não corre nenhum risco de ser cancelado.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro