segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Nigéria: ataques a igrejas deixam 35 mortos


A seita islamita Boko Haram, que reivindica criação de um Estado islâmico na Nigéria, assumiu a autoria dos atentados
População cerca destruído em ataques de bombas na igreja católica em Madalla, perto de Abuja / Sunday Aghaeze / AFP População cerca destruído em ataques de bombas na igreja católica em Madalla, perto de Abuja Sunday Aghaeze / AFP Ataques a bomba contra igrejas durante as celebrações de Natal mataram 35 pessoas, neste domingo, na Nigéria.

A seita islamita Boko Haram assumiu a autoria do atentado "Somos responsáveis por todos os ataques dos últimos dias, inclusive a bomba na igreja de Madalla", disse um porta-voz, Abul Qaqa. "Continuaremos lançando ataques como estes no norte do país nos próximos dias", advertiu a fonte.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, o ataque foi fruto de um "ódio cego e absurdo". "O atentado contra a igreja na Nigéria, precisamente no dia de Natal, manifesta infelizmente mais uma vez um ódio que não tem nenhum respeito pela vida humana", afirmou.

Confrontos entre a seita, que promove a criação de um Estado islâmico na Nigéria, e forças de ordem nigerianas deixaram cerca de 100 mortos nas última quinta e sexta-feira, afirmam autoridades.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro