quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Chuva faz 35 cidades de MG decretarem situação de emergência



Ney Rubens/Especial para Terra


 Hoje, as cidades de Alagoa, Claro dos Poções, Alvinópolis e Timóteo pediram ajuda para conter os estragos das enxurradas. Ao todo, são 97 cidades mineiras atingidas, 2,1 milhões de pessoas afetadas, 7.848 desalojados e 374 desabrigados.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec) registraram mais de 100 pontos de inundação durante o temporal que atingiu a região metropolitana na noite de terça-feira e madrugada de hoje.

Segundo a Comdec, as duas estações, que são instaladas em Contagem, na divisa com a capital, captaram 71,1 mm e 90 mm de chuva somente entre as 20h40 e 21h30. A chuva só parou no final da madrugada.

Na região da Pampulha, onde o volume de chuva chegou a 57,8 mm, os córregos Sarandi e Ressaca transbordaram e a enchente tomou pelo menos 100 casas no entorno da avenida Atlântida, e também atingiu os bairros Santa Terezinha, em Belo Horizonte, e Guanabara, em Contagem. A água atingiu 1,5 m de altura dentro das residências e os bombeiros utilizaram barcos para resgatar pessoas que ficaram ilhadas.

A casa do técnico em telecomunicações Charles Geraldo de Souza foi uma das atingidas. "Há 22 anos que eu moro aqui e nunca vi uma coisa dessas. Na hora que começou a chover forte, eu fui até a esquina e vi a água da chuva batendo na ponte e voltando para trás, parecendo um tsunami arrebentando tudo pela frente", disse ele.

"Eram 23h quando começou a chover forte. A rua aqui é mais baixa que o asfalto e a água foi subindo rapidamente, chegando a 1 m de altura e estragando muita coisa. Já limpamos tudo, perdemos um tanto de coisas", lamentou o pedreiro Válter Cézar Barbosa, apontando para um monte de móveis destruídos.

Pelo menos 20 carros foram arrastados pela correnteza dos dois córregos, um deles do carregador de caminhão Carlos Henrique. "Meu carro estava na porta de casa e, quando vi, já estava sendo arrastado, quase todo coberto de água", afirmou ele.

No bairro Kennedy, região norte da capital mineira, mais estragos. O córrego que passa nos fundos de uma rua também transbordou e inundou dezenas de casas e os moradores passaram a madrugada limpando as residências e retirando a lama, que chegou a 0,5 m de altura.

Em Belo Horizonte, somente a Comdec atendeu ontem 89 ocorrências. Na manhã desta quarta-feira, foram outras 29. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) emitiu um alerta com a previsão de mais chuva forte e intensa para todo o Estado.

O volume de água deve ficar entre 150 mm e 200 mm entre hoje e a próxima quarta-feira, dia 4 de janeiro de 2012. As regiões mais atingidas deverão ser a metropolitana de Belo Horizonte, Central, Vale do Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro