quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

'Tenho fé que ele vai sair vivo', diz mãe de menino soterrado em lixão de MS


Aliny Mary Dias/G1MS



A costureira Lucilene Correa acompanha as buscas pelo filho, Maikon, de 9 anos, soterrado na tarde desta quarta-feira (28), no lixão do bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande. O menino brincava com outras crianças, recolhendo garrafas pets e latas quando a montanha de lixo desmoronou sobre ele.

Lucilene foi até o lixão ontem à tarde, depois de saber do acidente com o filho. Desesperada, teve que ser amparada várias vezes. “Eu tenho fé de que ele vai sair daqui vivo”, disse. A mulher contou que Maikon quase não saía de casa. A última vez que ela o viu foi à tarde, quando o garoto voltou da escola. “Ele saiu só com o short da escola, estava sem camisa”.

Maikon foi até o lixão com outras crianças para brincar, recolhendo garrafas. O catador de lixo José Gilmar de Lima, 49 anos, diz que vários meninos estavam no lixão. Ele viu quando a montanha de lixão caiu sobre os meninos. “Foi horrível, parecia uma onda engolindo tudo, todo mundo ficou desesperado, a gente não sabia o que fazer”. Um dos garotos conseguiu escapar, escalando o material.

Lima disse que tentou socorrer Maikon. “Eu ainda tentei pular na montanha de lixo, bati o gancho várias vezes”, contou, referindo-se ao equipamento usado para separar o lixo.


A catadora Gilda Macedo, 42 anos, trabalha no lixão há sete anos e já viu vários desmoronamentos, mas que não acontecem com frequência. A mulher diz que há dois meses a fiscalização foi reduzida e a presença de crianças é comum no lixão.

O trabalho dos militares do Corpo de Bombeiros começou por volta 16h30 (horário de MS). Os socorristas tentaram cavar o local com pás, mas o lixo ameaçou ceder e o resgate teve que ser interrompido. Uma retroescavadeira foi levada ao local. A grande quantidade de lixo prejudica a locomoção da máquina.

As buscas continuaram por toda a madrugada desta quinta-feira (29) e, até agora, o garoto não foi encontrado.

Em nota, a prefeitura de Campo Grande informou que está acompanhando os trabalhos de resgate e que mobiliza a estrutura da administração municipal para prestar apoio à família do garoto. “Determinamos que sejam apuradas todas as circunstâncias do lamentável acidente, inclusive no que se relaciona ao cumprimento da legislação que proíbe a presença de crianças e adolescentes no local”.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro