quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ataque aéreo mata 23 curdos no sudeste da Turquia

Soldado turco vigia área na província de Sirnak, perto da fronteira Turquia-Iraque
Vinte e três curdos morreram na manhã desta quinta-feira em um ataque aéreo do Exército turco no sudeste do país, perto da fronteira com o Iraque, anunciou uma fonte do Partido para a Paz e a Democracia (BDP, pró-curdo).
Os 23 corpos foram encontrados na localidade de Ortasu, informou o vereador Ertan Eris, do Conselho Provincial de Sirnak, ao canal pró-curdo TRoj TV.
A agência Firat, também ligada aos curdos, anunicou um balanço de 35 mortos, incluindo crianças, no bombardeio.
De acordo com Ertan Eris, de 35 a 40 pessoas com idades de 16 a 20 anos cruzaram a fronteira para contrabandear produtos. Ele disse que o balanço final deve ser maior, pois a neve prejudica os trabalhos das equipes de emergência.
As autoridades locais afirmaram que as vítimas contrabandeavam açúcar e combustível para a Turquia e podem ter sido confundidas por rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Os serviços de segurança locais confirmaram o bombardeio, mas não divulgaram números de vítimas.
Os aviões militares podem ter executado os ataques após os moradores terem sido confundidos por rebeldes do PKK.
O Exército turco enfrenta há alguns meses um aumento da violência dos insurgentes do PKK, que utilizam suas bases no norte do Iraque para executar ataques contra alvos no território da Turquia.
O governo turco executou uma operação ao norte do Iraque em outubro, depois que o PKK matou 24 soldados na localidade de Cukurca, perto da fronteira, no ataque mais violento contra o Exército do país desde 1993.
O PKK, considerado terrorista por vários países, iniciou uma luta armada em 1984. O conflito provocou 45.000 mortes desde então.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro