quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Três municípios do Amazonas estão em estado de atenção, diz Defesa Civil

Guajará, Eirunepé e Itamarati foram sinalizados em estado de atenção.
Defesa Civil também observa situação de municípios do Alto Solimões.

Girlene Medeiros Do G1 AM
Criança teve de fazer limpeza de sua casa (Foto: Reprodução TV Amazonas)
Áreas de riscos são sendo monitoradas
(Foto: Reprodução TV Amazonas)
Guajará, Eirunepé e Itamarati, municípios da região do Alto Juruá, no Amazonas, estão em estado de atenção. A informação é da Defesa Civil do Amazonas. As cidades são as primeiras a serem afetadas pela cheia dos rios e, com a subida do nível das águas dos rios amazônicos, monitora a região.
Segundo o secretário adjunto da Defesa Civil do Estado do Amazonas, Hemógenes Rabelo, órgão monitora as cidades para agir em possíveis catástrofes naturais. "Existe a probabilidade de acontecer um evento climatológico extremo no Alto Juruá nos meses de janeiro, fevereiro e março. As chuvas estão acontecendo acima da média normal. Então, a Defesa Civil está monitorando o comportamento dos locais. É emitido um boletim meteorológico diariamente. Estamos preparados para apoiar 400 mil pessoas se for necessário", afirmou ao G1.

Os municípios de Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga, na região do Alto Solimões, também estão em observação. “O Alto Solimões também está entre os primeiros locais que serão afetados caso haja indicativo de enchente na Amazônia Central", disse o secretário.
Emergências
De acordo com o secretário adjunto, em casos de emergência, a Defesa Civil do Amazonas mobiliza as prefeituras dos municípios, o Governo do Estado e, caso necessário, o órgão solicita auxílio do Governo Federal.

A Defesa Civil conta ainda com os voluntários residentes nos municípios. "Hoje contamos com quase dois mil voluntários, capacitados para atuar em eventuais desastres mas, primeiramente, a gente chama o apoio da polícia militar, dos bombeiros, das forças armadas e depois é que chamamos a população civil" finalizou.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro