quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Prédio desaba em Salvador e deixa quatro feridos; prefeito decreta emergência


O desabamento também atingiu parcialmente uma casa vizinha onde havia oito pessoas no momento do acidente
Raul Spinassé/Agência A Tarde
Parte de um casarão desaba em Salvador, na Bahia, por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade. As principais ruas e avenidas de Salvador ficaram alagadas, causando congestionamentos em toda a cidade
Depois de duas horas trabalhando na remoção dos escombros do prédio que desabou na tarde desta quarta-feira (9) em Massaranduba, bairro periférico de Salvador (BA), o Corpo de Bombeiros confirmou que pelo menos quatro pessoas ficaram feridas. Inicialmente, a Defesa Civil havia informado que 15 pessoas haviam sido soterradas, o que não se confirmou.
Ricardo Gomes, 33, Expedita Lacerda Gomes, 82, e Ana Cristina Moreira Dantas, 36, foram resgatados com ferimentos na cabeça, peito e braços e encaminhadas ao HGE (Hospital Geral do Estado). A quarta vítima, cujo nome ainda não foi divulgado, foi encaminhada para o Hospital do Subúrbio. Vizinhos do prédio informaram que um pedreiro ainda estaria soterrado. 
O desabamento também atingiu parcialmente uma casa vizinha onde havia oito pessoas no momento do acidente. Este foi o 11º desabamento causado pela chuva que castiga a capital pelo segundo dia consecutivo. O prefeito João Henrique Carneiro decretou esta noite situação de emergência por causa das chuvas.
Em outra ocorrência grave, um deslizamento de terra na encosta do histórico bairro de Santo Antônio Além do Carmo atingiu seis imóveis, destruindo um deles completamente. Não houve feridos, mas as cerca de 150 famílias que moram na encosta, chamada Fazenda Santo Antônio, tiveram de deixar suas casas, por causa dos riscos de mais deslizamentos.
Outros desabamentos foram registrados nos bairros de Fazenda Grande do Retiro, São Caetano, Mata Escura e Arraial do Retiro, todos localizados na periferia. Não houve vítimas.
De 0h até as 19h, a Defesa Civil tinha registrado 447 solicitações de emergência. Dez áreas de Salvador ficaram completamente alagadas, 14 muros desabaram, uma pista foi rompida, duas árvores caíram e seis imóveis alagados passaram por avaliação.
Também foram registrados 240 deslizamentos de terra, 11 desabamentos de imóveis e uma infiltração e uma orientação técnica. Segundo o instituto de meteorologia, nas últimas 48 horas o índice pluviométrico em Salvador foi de 190 mm, ante uma expectativa de 119 mm para todo o mês.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro