quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Chuva forte provoca desabamento no Centro Histórico de Salvador


Segundo Defesa Civil, ninguém se feriu. Outras casas estão condenadas.
Houve desabamentos em Fazenda Grande do Retiro e São Caetano.

Do G1 BA
Chuva forte provoca desabamento no Santo Antônio Além do 
Carmo (Foto: Reprodução)Casas que ficaram à beira do barranco correm risco de desabar (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Um deslizamento de terra provocou o desabamento de casas no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, região do Centro Histórico de Salvador, na madrugada desta quarta-feira (9). Imóveis vizinhos, situados à beira do barranco também correm risco de desabar. A localidade é conhecida como Chacára Santo Antônio. Segundo a Defesa Civil, ninguém ficou ferido. De acordo com relatos de moradores, pelo menos três imóveis ruíram, mas o órgão ainda não emitiu levantamento oficial sobre a extensão do incidente.
Pelo menos 19 bairros estão sem fornecimento de água na manhã desta quarta. Segundo a Embasa, o problema aconteceu devido à falta de energia elétrica que atingiu a região do bairro do Cabula. A falta de energia afeta parte da Avenida Paralela e cinco bairros do entorno. A chuva atinge a capital baiana desde terça-feira (8).
Outros desabamentos de imóvel foram registrados pela Defesa Civil na capital baiana. Na rua Lídio dos Santos, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, a casa de número 165 desabou. Segundo o órgão, a casa número 8 no bairro de São Caetano também não resistiu às chuvas.
Além das quedas de imóvel, a chuva provocou 55 deslizamentos de terra durante a madrugada. Os bairros de Castelo Branco e Fazenda Grande do Retiro concentram o maior número de solicitações de emergência, segundo a Defesa Civil.
No total, a Defesa Civil informa que 100 chamadas de emergência foram contabilizadas até as 8h12 desta quarta, número equivalente ao que foi registrado durante toda terça-feira (9), dia em que 102 solicitações de urgência foram geradas, nenhuma delas de queda de imóvel.
Trânsito
Pista alagada na Avenida Garibaldi (Foto: Flávio 
Araújo/Arquivo Pessoal)Pista alagada na Avenida Garibaldi
(Foto: Flávio Araújo/Arquivo Pessoal)
Por volta das 7h desta quarta-feira, o trânsito ficou complicado na Avenida Garibaldi, uma das principais vias de Salvador, porque a água tomou conta de quase toda a pista.
Os motoristas foram obrigados a passar por apenas uma das faixas, ocasionando lentidão no fluxo em direção ao centro da cidade. A terra de um barranco que fica às margens da avenida deslizou, mas não chegou a atingir os carros.
A principal saída de Salvador, a BR-324, ficou congestionada também por conta dos pontos de alagamento. Segundo a PRF, a fila de carros chegava a seis quilômetros de extensão por volta das 7h30.
A chuva também provocou falta de energia em parte da Avenida Paralela e cinco bairros do entorno. Segundo a Coelba, o problema aconteceu por causa de um defeito na subestação que atende a área.

Histórico

A chuva intensa começou a cair na capital baiana na terça-feira. Segundo a Agência Climatempo, vai chover até domingo (13), mas com alguns períodos de sol. Nesta quarta-feira, a temperatura varia em torno de 19°C, informa o órgão.
A situação de chuva provoca estragos em imóveis e traz transtornos à rotina dos baianos, que se deparam no trânsito com pontos de alagamento, semáforos quebrados e ruas engarrafadas. A Transalvador chegou recomendar aos motoristas que evitassem sair de casa.
Na manhã da terça, um deslizamento de terra atingiu o viaduto que liga a Avenida Centenário ao Dique do Tororó, trecho que mantém fluxo diário intenso, e que permanece com uma das pistas interditada nesta quarta-feira. De acordo com a Transalvador, o bloqueio parcial foi feito por medida de segurança, para evitar que a terra atingisse os carros. Ninguém ficou ferido.
Um prédio histórico também desabou perto da Praça Castro Alves, no Centro da cidade, na manhã de terça-feira. O Corpo de Bombeiros informou que o prédio estava em ruínas. Não houve feridos. 

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro