domingo, 4 de janeiro de 2015

Jovem viaja 740 km para prestar 2ª fase da Fuvest em Ribeirão Preto, SP

Jovem viaja 740 km para prestar 2ª fase da Fuvest em Ribeirão Preto, SP

Estudante de 17 anos, de Formosa (GO) pretende cursar ciências biológicas.
Na região, 2,4 mil vestibulandos prestam os exames entre domingo e terça.

Amanda Pioli e Felipe Turioni Do G1 Ribeirão e Franca
João Gabriel Santos viajou 740 km até Ribeirão Preto para prestar a segunda fase da Fuvest (Foto: Amanda Pioli/G1)João Gabriel Santos viajou 740 km até Ribeirão Preto para prestar a segunda fase da Fuvest (Foto: Amanda Pioli/G1)
O estudante João Gabriel Santos, de 17 anos, viajou 740 quilômetros, de Formosa (GO) até Ribeirão Preto (SP), para prestar os exames da segunda fase da Fuvest, que começam neste domingo (4). Após atravessar três estados em uma viagem de ônibus com mais de 10 horas de duração, o jovem foi o primeiro a chegar a um dos locais onde a prova é realizada na região.
Apesar da distância e do tempo, o vestibulando de ciências biológicas, diz estar animado para a prova, marcada para começar às 13h. “Não é cansativo, já fiz bate e volta para a primeira fase e consegui passar”, disse o jovem, que se formou recentemente em uma escola técnica estadual, onde cursou também biotecnologia.

Um dos convocados para a segunda fase do maior vestibular do país conta também que não gasta mais de um período por dia para se preparar para os exames. “Faço aulas só pela manhã e não tenho costume de estudar mais”.
Ao todo, 2.420 estudantes foram convocados para prestar a segunda fase da Fuvest na região de Ribeirão Preto, entre domingo e terça-feira (6). Além de Ribeirão, as provas também serão realizadas em Franca e em Barretos. Os portões abrem às 12h30 e fecham às 13h.
Provas
No domingo, todos os candidatos deverão fazer uma prova com dez questões de português, com interpretação de textos, gramática e literatura, e mais uma redação. A prova de português vale 100 pontos, sendo 50 para as questões e 50 para a redação.
Na segunda-feira (5), será aplicada uma prova de 16 questões dissertativas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. A prova vale 100 pontos.
O terceiro e último dia, na terça-feira (6), terá 12 questões dissertativas, mas o conteúdo varia de acordo com a carreira escolhida pelo candidato, e pode abordar entre duas e três disciplinas. Se forem duas disciplinas, serão seis questões de cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões de cada. Essa prova também vale 100 pontos.
Algumas carreiras têm provas de habilidades específicas, que valem 100 pontos. Elas serão realizadas a partir do dia 7 de janeiro.
Resultado
A primeira chamada dos aprovados no vestibular será feita no dia 31 de janeiro. A matrícula online ocorrerá nos dias 3 e 4 de fevereiro para confirmar o interesse pela vaga, e a matrícula presencial será feita em 11 e 12 de fevereiro.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro