sexta-feira, 20 de março de 2015

Mais de 120 mortos em ataques suicidas contra mesquitas do Iémen

Mais de 120 mortos em ataques suicidas contra mesquitas do Iémen

Templos atacados na capital do país são frequentados por apoiantes do movimento xiita Huthi. O grupo Estado Islâmico já reivindicou os atentados
As mesquitas estvam cheias para as orações de sexta-feira Khaled Abdullah/Reuters
Bombistas suicida que se fizeram explodir no interior de mesquitas de Sanaa, a capital do Iémen, mataram mais de 120 pessoas e feriram pelo menos 250. Os radicais sunitas do Estado Islâmico reivindicaram a autoria dos ataques.
Tratam-se dos primeiros ataques terroristas reivindicados pelo autoproclamado Estado Islâmico no Iémen, onde o grupo jihadista mais activo é a Al-Qaeda, que realiza frequentemente ataques contra os huthis e as forças de segurança. No comunicado, a “província de Sanaa” do EI diz que estes ataques são apenas “a ponta do iceberg” e que haverá outros contra os xiitas huthis
Os fiéis assistiam às orações do meio-dia de sexta-feira nas mesquitas de Badr e al-Hashoosh quando as explosões, pelo menos três, aconteceram. As testemunhas, e as imagens captadas pelas televisões, falam e mostram uma carnificina.
A estação de televisão do Qatar, Al Jazira, confirmou que um dos mortos é o imã de Badr, al-Murtada bin Zayd al-Mahatwari, um respeitado clérigo huthi. As duas mesquitas atacadas são sobretudo frequentadas por apoiantes do movimento rebelde xiita Huthi, que controla Sanaa. No Iémen são constantes os confrontos entre os movimentos rebeldes e as milícias, incluindo as afectas à Al-Qaeda.
Segundo testemunhas citadas pela BBC, na mesquita Badr foram dois os bombistas suicidas. Um entrou no templo e detonou os seus explosivos entre centenas de fiéis. Os sobreviventes, disse uma testemunha, correram para a porta principal, tentando fugir, mas muitos foram apanhados pela explosão do segundo bombista.
Na mesquita al-Hashoosh detonou-se apenas um bombista suicida, mas a sua carga de explosivos era potente. Uma testemunha disse à Associated Press que "a mesquita ficou cheia de pedaços de braços e de pernas” e o “sangue corria como um rio”, acrescentando que viu muitas pessoas feridas com extrema  gravidade.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro