quarta-feira, 4 de março de 2015

Candidatura evangélica adia eleição na Comissão de Direitos Humanos

PT tinha prerrogativa de indicar nome para presidir comissão na Câmara.
Candidatura avulsa de deputado do PSD provocou impasse.

Fernanda Calgaro Do G1, em Brasília
Deputado Sóstenes Cavalcante na Comissão de Direitos Humanos (Foto: Fernanda Cagaro / G1)Deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) lançou candidatura avulsa na Comissão de Direitos Humanos (Foto: Fernanda Cagaro / G1)

Diante de um impasse com a bancada evangélica, a sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados convocada para eleger o presidente do colegiado foi adiada nesta quarta-feira (4) para a próxima semana.
A polêmica se deu porque o PT tinha a prerrogativa de escolher o comando da comissão após um acordo entre os partidos com base no critério do tamanho das bancadas dentro da Câmara. O partido havia indicado o nome do deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
No entanto, o deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) se lançou como candidato avulso com o apoio de diversos parlamentares conhecidos pelas suas posições conservadoras, como Jair Bolsonaro (PP-RJ) e o Pastor Marco Feliciano (PSC-SP).
Apadrinhado político do pastor Silas Malafaia, Cavalcante está em seu primeiro mandato como deputado federal e também é pastor da Assembleia de Deus.
O deputado Assis do Couto (PT-PR), que presidia os trabalhos por ter sido o último a ocupar o posto, rejeitou a candidatura avulsa sob o argumento de que deveria ser respeitado o acordo entre os partidos.
“Eu indefiro a candidatura avulsa, respeitando a indicação oficial que é tirada com base na proporcionalidade”, afirmou Couto.
Houve protestos por parte da bancada evangélica. Couto decidiu, então, suspender a sessão por quase meia hora para que os partidos se entendessem. Como não se chegou a um consenso, ele preferiu convocar uma nova sessão para a próxima quarta-feira (11).

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro