sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Uso de termelétricas gerará aumento nas contas de luz de janeiro

Uso de termelétricas gerará aumento nas contas de luz de janeiro

O sistema de bandeiras tarifárias começa a valer a partir do dia 1º de janeiro, entenda como ele afeta a sua conta de luz
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
O sistema de bandeiras tarifárias proposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica começa a valer no dia 1º de janeiro de 2015. Com ele, será feita uma cobrança extra na conta de luz pelo uso de energia de termelétricas pelas distribuidoras.
Em janeiro a bandeira cobrada nos quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso significa um acréscimo de três reais para cada 100 megawatts-hora consumidos. A cobrança não será feita nos estados do Amazonas, do Amapá e de Roraima.
No primeiro mês, a cobrança será feita proporcionalmente ao dia do fechamento da fatura de cada cliente. Para as contas de luz com fechamento previsto para 10 de janeiro, será cobrada a bandeira tarifária apenas sobre os dez dias de janeiro. Os demais 20 dias referentes a dezembro virão com o valor normal.
As bandeiras funcionarão como semáforos de trânsito, com as cores verde, amarelo e vermelho para indicar as condições de geração de energia no país. Por exemplo, se for um mês com poucas chuvas, os reservatórios das hidrelétricas estarão mais baixos. Por isso, será necessário usar mais energia gerada por termelétricas, que têm preços mais altos e a bandeira será vermelha.
Conta de luz com bandeira verde significa que os custos para gerar energia naquele mês foram baixos. Portanto, a tarifa de energia não terá acréscimo. A bandeira amarela, é sinal de atenção, pois os custos de geração estão aumentando. Nesse caso, a tarifa de energia terá acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
De acordo com a Aneel, por meio do sistema o consumidor poderá identificar a bandeira do mês e reagir à sinalização com o uso inteligente da energia elétrica, sem desperdício.
Confira as datas previstas para a divulgação das bandeiras no ano que vem:
Imagem: reprodução / ANEEL
Imagem: reprodução / ANEEL
*O calendário de acionamento das bandeiras é definido conforme datas de realização das reuniões do PMO do ONS, que podem ser alteradas.
(Com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro