domingo, 16 de fevereiro de 2014

Resgatados 11 dos 200 mineiros presos em mina na África do Sul

Resgatados 11 dos 200 mineiros presos em mina na África do Sul
Por Susan NJANJI (AFP)
Joanesburgo — Onze mineiros foram resgatados no domingo sãos e salvos de uma mina ilegal no leste de Johannesburgo, na África do Sul, onde se estima que pelo menos 200 trabalhadores continuem presos.
Esse é o segundo acidente no setor de mineração em duas semanas no país.
Depois de serem resgatados da mina de ouro abandonada, os 11 homens, que não sofreram lesões, foram imediatamente entregues à polícia.
Socorristas disseram que os outros trabalhadores que estariam na mina já poderiam sair, mas estariam se recusando a fazê-lo na presença da polícia. Eles temem ser presos.
"Conseguimos resgatar 11 jovens. Acreditamos que sejam sul-africanos", disse à AFP Rogger Mamaila, da organização privada de emergências ER24, acrescentando que todos "foram tratados e, depois, entregues à polícia".
"Sim, é possível que haja mais, mas não sabemos, e não vamos enviar socorristas lá para baixo", afirmou Mamaila.
O porta-voz da polícia, Mack Mngomezulu, disse à AFP que um número indeterminado de homens ainda permanece dentro da mina. "Mas eles se recusam a sair por medo de serem presos", confirmou.
Os cerca de 30 mineiros que estavam mais perto da superfície indicaram aos socorristas da ER24 que quase 200 homens estavam em um nível abaixo do deles.
Os 30 "nos disseram que debaixo deles há outros 200", disse porta-voz da ER24, Werner Vermaak.
Esse número ainda não pôde ser confirmado.
Mamaila declarou que as operações de resgate terminaram duas horas depois da retirada dos 11 trabalhadores. As equipes de socorro utilizaram equipamento pesado para tentar escavar um túnel e resgatar os mineradores.
As autoridades municipais disseram que os mineiros clandestinos entraram no sábado na jazida, escavada ilegalmente atrás de um estádio de críquete na localidade de Benoni, no leste de Johannesburgo.
A polícia suspeita que alguns deles estejam debaixo da terra há pelo menos 12 dias, depois do desabamento de uma galeria, informaram os socorristas.
A equipe de resgate conseguiu fazer chegar alimentos e água aos trabalhadores presos, mediante uma corda.
A polícia que vigiava a área descobriu que um grupo de pessoas havia ficado preso na mina, quando alguém que passava perto ouviu gritos pedindo ajuda.
Os acidentes são muito frequentes nas minas da África do Sul, as mais profundas do mundo.
Pelo menos oito mineradores morreram há duas semanas depois que um tremor provocou um incêndio no fundo da mina de ouro Harmony, no oeste de Johannesburgo.
Em julho de 2009, nove mineiros morreram quando uma rocha caiu em uma mina de platina. Nesse mesmo ano, pelo menos 82 pessoas que escavavam ilegalmente em uma mina de ouro abandonada morreram na explosão de um incêndio debaixo da terra.
A ministra sul-africana da Mineração, Susan Shabangu, criticou na semana passada as insuficientes condições de segurança nas operações das mineradoras legalizadas, depois que 14 trabalhadores faleceram nas primeiras semanas do ano.
Mais de 69 mil pessoas morreram nessa indústria na África do Sul, ao longo do século XX, de acordo com uma comissão investigativa promovida pelo governo. O número de acidentes fatais diminuiu, porém, nos últimos anos. Segundo números sindicais, 112 pessoas morreram nas minas em 2012.
A produção de ouro no país, que era o primeiro produtor mundial, recuou nas últimas quatro décadas. Agora, a maior economia do continente africano ocupa o sexto lugar. Em 2012, a África do Sul produziu 167.235 quilos de ouro.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro