sábado, 15 de fevereiro de 2014

NASA soluciona mistério da rocha 'donut' que apareceu em Marte.

Ciência e Tecnologia: A NASA resolveu o mistério de uma curiosa rocha de Marte  - apelidada de 'donut' por causa de sua semelhança com o popular bolo - que à segunda imagem parecia ter saído do nada. Afinal, bastou um olhar mais atento aos trilhos da sonda Opportunity para tudo ficar esclarecido.

O que surpreendeu os cientistas não foi o aspecto peculiar da rocha mas o fato de não encontrarem explicação para a sua presença naquele local. Anteriormente, numa primeira passagem da Opportunity, a imagem da rocha em forma de 'donut' não tinha sido fotografada, daí o mistério.

Mas a equipa responsável pela sonda da NASA em Marte finalmente percebeu que a pequena rocha redonda teria resvalado de uma outra que tem as mesmas características. Trata-se de uma rocha com altos níveis de magnésio e enxofre.

Assim, a NASA  pôs fim, esta sexta-feira, ao mistério ao explicar que o enigmático 'donut' não era mais que um pedaço de rocha que se soltou de uma rocha maior e que tinha-se deslocado com as rodas do próprio robô que examina a superfície do planeta vermelho em busca de novas descobertas, desde o dia 6 de agosto de 2012.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro