domingo, 9 de fevereiro de 2014

INCA Desvenda Quatro Mitos Sobre a Doença em Dia Mundial

INCA Desvenda Quatro Mitos Sobre a Doença em Dia Mundial

EXAMES auxiliam no diagnóstico precoce da doençaNo Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro) especialistas mobilizaram a população

EXAMES auxiliam no diagnóstico precoce da doença
O último dia 4 de fevereiro foi marcado pelo Dia Mundial do Câncer, pensando nisso, especialistas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) desvendou quatro mitos sobre a doença e reafirmou o conhecimento como o principal aliado contra a doença.
O estímulo ao aumento da comunicação e do conhecimento sobre o câncer dá continuidade à campanha “Mitos e Verdades” de 2013 e que agora centra sobre a Meta 5, da Declaração Mundial do Câncer, que é de reduzir o estigma e acabar com os mitos sobre a doença. 
Com o slogan “Desvende os mitos do câncer”, o INCA vai trabalhar para esclarecer os quatro mitos sobre a doença, tendo como o primeiro debate: “Câncer? Nem quero falar nisso!”. Ao longo do ano, o INCA vai abordar outros títulos em ações de comunicação e mobilização social, buscando sempre disponibilizar informações relevantes e promover o debate.
O Instituto também produziu um hotsite para a campanha, além de peças gráficas e digitais sobre o tema. A campanha também divulga histórias que de quem já enfrentou a doença. Quem quiser contar a história, pode acessar o site www.inca.gov.br/contesuahistoria. O INCA também vai divulgar mensagens da campanha por meio das redes sociais do Ministério da Saúde, como na página do Facebook, no microblog Twitter e no Blog da Saúde.
MITOS
O primeiro mito: “Câncer? Nem quero falar disso!”. Embora o câncer possa ser um tema difícil, falar abertamente sobre a doença pode trazer melhores resultados em nível individual, coletivo ou político.
Os especialistas também explicam os outros mitos, como “Não dá para saber se temos câncer ou não”. Alguns tipos de câncer, como os de mama, colo do útero, pele e colorretal apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais, e os benefícios da detecção precoce são indiscutíveis. 
“Não dá para evitar o câncer”, os especialistas explicam que há muito que pode ser feito para controle do câncer no aspecto individual, coletivo ou político. Com algumas atitudes adequadas, um terço da maioria dos cânceres mais comum podem ser evitados. 
Para ler esta e outras notícias, na íntegra, confira a edição impressa e/ou se cadastre no site para ter acesso a versão Online de O REGIONAL deste domingo (09/02).
Da Reportagem Local
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro