segunda-feira, 25 de junho de 2012

Professores do Instituto Federal do Amazonas aderem à greve nacional


Greve já atinge 22 estados brasileiros (Foto: Reprodução/Adua)Paralisação das atividades envolve também servidores do Instituto.
Movimento grevista permanecerá por tempo indeterminado.

Girlene Medeiros Do G1 AM
Greve já atinge 22 estados brasileiros
(Foto: Reprodução/Adua)
Professores e servidores do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) aderiram, nesta segunda-feira (25), à greve nacional da categoria. As reivindicações envolvem reajuste salariais, melhores condições de trabalho e investimento adequado às necessidades de transporte do estado. As atividades do campi do instituto localizado na Zona Leste da capital estão paralisadas. O movimento se estende às sedes do centro e do Distrito Industrial de Manaus.

O reajuste salarial de 22%, plano de carreira e destino de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), para o setor de educação, fazem parte da pauta de reivindicações da categoria. De acordo com o integrante do Comando de Greve estadual Ifam - campi Zona Leste, Denis Pereira, outra exigência é a estruturação dos campi do interior do Amazonas. "Queremos investimento na no instituto. O Ifam teve uma expansão grande e fomos para Parintins, Maués, Lábrea, Tabatinga e Presidente Figueiredo, mas a estrutura não acompanhou esse crescimento. Nós temos salários muito baixos e contenções de custos. Tanto que temos um índice muito alto de exonerações", explicou ao G1.
Ainda segundo o servidor, os institutos da capital também necessitam de reparos. "A gente vive do trabalho de estagiários porque não tem concurso previsto. Há muita precariedade e o atendimento educacional não deve arcar com isso. Pensar em educação na Amazônia não é igual a pensar em educação em Minas Gerais ou em São Paulo, onde se tem locomoção mais fácil. O desafio é maior aqui", ressaltou o professor.

Greve nacional
O movimento grevista conta com a adesão de 178 campi espalhados por 22 estados brasileiros. Os professores e servidores do Insituto Federal no Amazonas evitaram aderir a greves de alcance nacional e organizadas pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). A paralisação, por tempo indeterminado, envolve 115 servidores e a decisão foi tomada ainda nesta quarta-feira (20) durante uma Assembleia Geral no Campus do centro de Manaus.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro