terça-feira, 5 de junho de 2012

Perfil Histórico do Prefeito + História de Açailândia.

Folha de Cuxá






Ildemar Gonçalves dos Santos Atual Prefeito de Açailândia pelo (PSDB)

Nasceu em Carlos Chagas, no estado de Minas Gerais. Chegou a Açailândia no dia 15 de dezembro de 1967. Agropecuarista, proprietário da fazenda Bola Sete, desde o início defende a importância do setor para o crescimento do país. Já foi Filiado ao PTB  Saindo candidato a prefeito em 1988 não conseguindo a vitória. Voltou a concorrer em 1992, desta vez vencendo, tendo como vice-prefeito Walter Maxwell. Eleito pela segunda vez prefeito pelo PSDB em 2004 com 15.783 votos tendo como vice (Rubens Galdino - PTB). Em 2008 foi reeleito para um terceiro mandato como prefeito do município com 30.733 votos tendo como vice (Antonio Erismar- PT).


Histórico de Açailândia












O desbravamento do território teve origem na construção da BR-1 (Belém - Brasília), quando a empresa encarregada dos trabalhos “Rodobrás” ali se instalou um acampamento. Homens de todas as classes se apresentaram em busca de colocação e um deles, João Neves de Oliveira, vulgo “João Mariquinha”, foi contratado para caçador do grupo, pela sua habilidade no ramo. Ao ser concluída a estrada, João Mariquinha trocou a profissão, fixando se em definitivo com sua família, tendo se transformado em dos principais pioneiro do devassamento.
Após a inauguração da BR-010, ficara um pequeno núcleo populacional que se elevou rapidamente, pela afluência de nordestino, principalmente da Bahia, que buscavam terras devolutas para o desempenho da agropecuária. Mais tarde, o extrativismo vegetal se transformou na principal atividade da povoação. Paralelamente, desenvolveram-se a indústria e o comércio.

Posteriormente, a construção da BR-222, ligando Santa Luzia ao povoado, proporcionou sensível crescimento da região, fazendo com que os habitantes passassem a buscar sua emancipação.
A presença de muitas palmeiras de açaí, fez com que dessem a um riacho descoberto próximo ao local da futura povoação o nome de Açailândia, denominação essa que posteriormente foi dada, também, ao povoado e ao município.
Gentílico: Açailandense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Açailândia, pela lei estadual nº 4295, de 06-06-1981, desmembrado de Imperatriz. Sede no atual distrito de Açailândia (ex-povoado). Constituído distrito sede. Instalado em 01-02-1983.
Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fontes: IBGE / FAMEM + ARQUIVO PESSOAL

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro