sábado, 23 de junho de 2012

Dilma diz que países não precisam se limitar às decisões tomadas na Rio+20


Para a presidente da República, os países podem fazer muito mais. A conferência foi oficialmente encerrada nesta sexta-feira (22).

Cristina Serra Rio de Janeiro - RJ
A maior conferência realizada pelas Nações Unidas, a Rio+20, convocada para discutir sustentabilidade, terminou nesta sexta-feira (22) com um documento final pouco ambicioso, mas com a esperança de que o mega evento contribua para futuras negociações internacionais.
Com a ajuda do secretário-geral da Onu, Ban Ki-moon, a presidente Dilma Rousseff, bateu o martelo e encerrou oficialmente a Rio+20. Numa referência às críticas feitas às resoluções da conferência, ela disse que os países não precisam se limitar às decisões tomadas e podem fazer muito mais. “A Rio+20 é um ponto de partida, não é o limite nem tão pouco o teto do nosso avanço. Não é o limite nem o teto do nosso avanço”.
O documento assinado pelos chefes de Estado e de governo tem 49 páginas, e um conteúdo que não corresponde exatamente ao título tão promissor, 'O Futuro que Queremos'. Entre as lacunas, a falta de financiamento para o desenvolvimento sustentável. Por pressão dos países ricos, não foi aprovada a proposta de criar um fundo anual de US$ 30 bilhões para ajudar as nações mais pobres.
O programa da Onu para o meio ambiente, o Pnuma, foi fortalecido, mas não virou agência, o que daria mais estrutura para defender a natureza e a redução de incentivos fiscais aos combustíveis fósseis.
Resultados positivos para secretária de estado americana, Hillary Clinton, que só chegou ao último dia da conferência. Os Estados Unidos pouco fizeram pelo sucesso da Rio+20. Hillary elogiou a liderança brasileira. "O documento avança na direção do desenvolvimento sustentável", afirmou.
É bem diferente a avaliação das Ongs, que se reuniram na Cúpula dos Povos. Elas entregaram ao secretário-geral da Onu um documento em que apontam que a verdadeira causa da crise global é o capitalismo financeiro e que os governos e a Onu não conseguiram dar respostas aos dilemas da humanidade.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro