sábado, 23 de junho de 2012

Petrobras anuncia aumento no preço dos combustíveis nas refinarias


Governo abriu mão de um imposto para que a alta não chegue ao consumidor. Governo se vale dessa manobra para frear a alta dos preços.

Camila Bomfim Brasília
A Petrobras anunciou um aumento nos preços da gasolina e do óleo diesel nas refinarias. Mas o governo abriu mão de um imposto para que a alta não chegue ao consumidor.
A gasolina pura nas refinarias da Petrobras, sem imposto, está valendo, em média, R$ 1,16. Segundo especialistas, 20% a menos que o preço nos mercados internacionais.
A defasagem no preço prejudica o caixa da Petrobras que anunciou que vai aumentar em 7,8% o preço da gasolina e em 3,9% o valor do diesel. Esse reajuste é para o combustível das refinarias vendido às distribuidoras, onde a gasolina recebe a mistura de álcool. A medida começa a valer na segunda-feira.
Para que esse aumento não venha parar na bomba, o governo vai zerar a alíquota da Cide, o imposto dos combustíveis. Na prática, é abrir mão da arrecadação para que o consumidor não pague pelo reajuste. Há oito anos, o governo se vale dessa manobra para frear a alta dos preços.
Se a gasolina sobe, a inflação também. A variação do preço do combustível conta no cálculo, mas para o economista Carlos Eduardo Freitas, que já foi presidente do Banco Central, a decisão do governo desestimula o consumo de combustível limpo, como o etanol. “É um claro estímulo ao combustível sujo. O etanol com toda sua relevância conservacionista um combustível limpo fica prejudicado com uma preocupação imediatista com a repressão inflacionária”.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro