sábado, 24 de dezembro de 2011

Novo cerco à cidade de Homs deixa 18 mortos, dizem ativistas sírios



Caixões de vítimas de atentados de sexta-feira em Damasco foram alinhados em mesquita
Funeral na mesquita de Umayyad, em Damasco (AP)
Testemunhas afirmam que as forças armadas da Síria voltaram a atacar a cidade de Homs, no oeste do país, matando pelo menos 18 pessoas, enquanto milhares de pessoas compareceram aos funerais dos 44 mortos por ataques a bomba cometidos nessa sexta-feira na capital, Damasco.
O bairro de Bab Amr foi um dos mais atingidos pelo cerco das forças leais ao presidente Bashar Al-Assad em Homs, segundo afirmam testemunhas citadas pelas redes de TV CNN e Al-Jazeera.
Os relatos indicam que Homs está sendo alvo de tiros, bombardeios e ataques de tanques há dois dias. Os Comitês de Coordenação Local da Síria, um grupo de oposição ao regime de Assad, afirmam que aviões militares também estão sobrevoando a cidade.
Os Comitês afirmam ainda que, durante o cerco, as forças de segurança sírias mataram o ex-secretário-geral do partido governista Baath em Homs, Ghazi Mohammad Khaled Zoaib, e sua mulher. Segundo o grupo opositor, 18 pessoas foram mortas na cidade neste sábado, de um total de 26 em todo o país.
Homs é um dos principais focos de manifestações contrárias ao governo desde o início do ano, quando começaram os protestos em favor de reformas democráticas na Síria. A ONU e entidades de defesa dos direitos humanos estimam que mais de 5 mil pessoas já foram mortas pela repressão do regime sírio aos manifestantes.
As informações não podem ser verificadas de forma independente, já que o governo sírio restinge as atividades de jornalistas dentro do país.

Funerais

Os funerais das 44 pessoas mortas pelos atentados a bomba cometidos em Damasco nessa sexta-feira se transformaram em focos de manifestações a favor do governo de Bashar Al-Assad.
A TV estatal síria mostrava pessoas carregando bandeiras do partido Baath e fotos do presidente nos funerais, gritando "morte à América" e "nós sacrificamos nossas almas e sangue por você, Bashar."
As imagens da televisão exibiam os caixões de vítimas, sendo seis deles com a marcação "desconhecido", alinhados dentro da mesquita de Umayyad, um dos locais mais sagrados do Islã.
A Síria colocou a culpa dos ataques sobre a rede Al-Qaeda, mas os opositores de Assad afirmam que as explosões foram orquestradas pelo governo, como forma de justificar a repressão violenta sobre as manifestações populares.
Neste sábado, um site em nome do grupo Irmandade Muçulmana reivindicou a autoria dos atentados. No entanto, a entidade islâmica disse que o site e a mensagem eram falsos, e culpou o governo de Assad pela autoria da página.
Os ataques ocorreram um dia depois que uma missão da Liga Árabe chegou à Síria, com o objetivo de monitorar se o governo está cumprindo um acordo de paz que determina que todas as tropas devem ser retiradas das ruas, para que a violência no país tenha um fim.
Cerca de 50 monitores estão programados para chegar na segunda-feira, completando uma equipe formada por entre 150 e 200 pessoas. O general sudanês Mohammed Ahmed Mustafa al-Dabi, que chefia a missão, diz estar otimista com o sucesso dos trabalhos.
O clérigo Said al-Bouti disse esperar que os atentados "abram os olhos" da Liga Árabe, "para que vejam quem é o assassino e quem é a vítima".
Já o Conselho Nacional Sírio, de oposição, disse que "o regime sírio, sozinho, tem toda a responsabilidade direta pelas duas explosões terroristas", por querer dar a impressão de que "enfrenta um perigo de fora do país, e não uma revolução popular".

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro