sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Rio: moradores da Rocinha esperam que traficante Nem se reabilite

O líder comunitário espera que a UPP chegue com serviços sociais, "de que a comunidade tanto carece"
Foto: Luís Bulcão/Especial para Terra
Luís Bulcão
Direto do Rio de Janeiro

O líder comunitário espera que a UPP chegue com serviços sociais, de que a comunidade tanto carece. Foto: Luís Bulcão/Especial para Terra
O presidente do Movimento Popular de Favelas, William de Oliveira, afirmou que os membros da comunidade da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, esperam que o traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, se reabilite. O traficante foi preso na madrugada de quinta-feira em uma operação policial na comunidade.
"Esperamos que ele (Nem) possa responder pelos seus crimes e passar por uma ressocialização", afirmou William. "Existem movimentos como o AfroReggae que estão preparados para ajudá-lo, assim como fizeram com outras pessoas que já estiveram envolvidas com o tráfico."
Morador nascido na comunidade há 40 anos e ex-presidente da Associação de Moradores, o líder comunitário citou como exemplo os ex-traficantes Mister M. e Tochinha, hoje envolvidos com a ONG e afastados do comércio de entorpecentes. Mas garantiu que não é um caminho fácil. "Os egressos (do sistema prisional) são ainda muito discriminados. Isso precisa mudar", disse.
Após a prisão de diversos traficantes da Rocinha e o anúncio da ocupação da polícia, o clima na comunidade, segundo William, é de apreensão. "A gente espera respeito ao morador, mas faz um apelo para que (durante a ocupação) as pessoas permaneçam em suas casas, que o que a gente mais quer é que não haja mortos nem feridos", afirmou. "Espero que não aconteça, mas se acontecer qualquer tipo de enfrentamento, o apelo é para que o morador fique em segurança."
A esperança do líder comunitário é que a UPP chegue junto a serviços sociais, "de que a comunidade tanto carece". Sobre a aceitação da ocupação policial, ele não crê que vá haver problemas, mas diz que "a confiança precisa ser conquistada no dia-a-dia".
William se mostrou otimista e disse que, ao contrário de como muitas vezes a Rocinha é retratada, a comunidade "é tranquila, e vai ficar mais tranquila ainda". "O sonho que a gente tem é viver bem, com paz e tranquilidade. O melhor lugar do mundo é o Brasil, e a melhor cidade do Brasil é o Rio de Janeiro. E a gente costuma dizer que a Rocinha é o melhor do Rio", brinca.
Especial para Terra

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro