terça-feira, 8 de novembro de 2011

Prisão de artista plástico chinês mobiliza pessoas do mundo inteiro

Ai Weiwei, um dos mais famosos artistas plásticos do país, foi preso por quase três meses. Ele é um dos mais ativos defensores da democracia.

Na China, a ameaça é contra a liberdade de respirar, de pensar e até de gastar. Uma campanha para evitar que um artista plástico vá preso mobilizou gente do mundo inteiro. Ao todo, 21 mil pessoas do mundo inteiro já doaram o equivalente a R$ 1,5 milhão.
Em abril deste ano, o artista plástico Ai Weiwei, um dos mais famosos do país, foi preso por quase três meses. Weiwei está em casa em Pequim, mas proibido de deixar a cidade. Segundo os amigos e admiradores, a prisão foi uma represália do governo, porque ele é também um dos mais ativos defensores da democracia e dos direitos humanos no país.
O governo diz que ele deve o equivalente a mais de R$ 4 milhões em impostos e multas. Para pagar a conta, amigos e admiradores estão recolhendo dinheiro nas ruas e levando em envelopes até o estúdio de Weiwei. Só que um jornal chinês já alertou que essa “vaquinha” pode ser ilegal e os doadores podem ser processados.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro