sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Destino do Enem será decidido ainda hoje


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

O futuro dos 4 milhões de feras que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano pode ser decidido ainda hoje. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), o presidente da casa, desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, prometeu julgar nesta sexta-feira a suspensão das 13 questões anuladas pela Justiça Federal no Ceará. O pedido foi impetrado ontem pela Advocacia-Geral da União (AGU). O ministro da Educação, Fernando Haddad, que viria ao Recife ontem, desistiu da ideia em virtude da agenda do desembargador, que estava em São Paulo. Enquanto isso, o Ministério Público Federal (MPF) no Ceará solicitou mais uma anulação de questão do Enem à Justiça Federal. Hoje à tarde, estudantes recifenses programam uma manifestação contra o MEC.

Através de um sistema de intranet do próprio TRF, o desembargador federal teve acesso aos argumentos apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) minutos depois que o documento foi protocolado por três procuradores regionais, na sede do Recife. Graças à tecnologia, Paulo Roberto poderá enviar seu despacho de onde estiver, sem necessidade de voltar ao Recife. Até o fechamento desta edição, seus assessores não confirmaram se ele voltará ou não à capital pernambucana. As 13 questões da prova nacional foram anuladas porque houve um vazamento de informações no Colégio Christus, de Fortaleza (CE), dez dias antes da realização do Enem, nos dias 22 e 23 de outubro.

Em um documento com mais de 200 páginas, a AGU pede ao presidente do TRF para que ele derrube a decisão do juiz federal Luis Praxedes Vieira da Silva e acate a solução proposta pelo MEC: a reaplicação do Enem apenas para os 639 estudantes do Christus. O procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, discorda. Para ele, a solução encontrada pelo ministro quebra a isonomia do concurso. E trata uma questão global, que envolve estudantes de todo o país, com “remédio” local. Por isso, ontem, ele ingressou com mais um pedido de anulação na Justiça Federal do Ceará.

Agora, o procurador quer que a questão de número 25 da prova amarela seja anulada. Segundo ele, o conteúdo cobrado na questão é muito semelhante ao encontrado em uma das apostilas do Colégio Christus. A Polícia Federal no Ceará está investigando de quem foi a culpa pelo vazamento das 14 questões. O MEC já informou que elas foram retiradas de um pré-teste aplicado pelo governo federal no colégio cearense, em outubro do ano passado. Professores ou estudantes teriam fotografado e filmado a prova antes de devolvê-la ao Ministério.

Protesto

Estudantes se reúnem a partir das 14h em frente à sede do MPF no Recife, no bairro do Espinheiro. “A anulação das questões prejudica todo mundo”, disse uma das integrantes do movimento, Anaís de Araújo. A jovem de 18 anos, aluna do Colégio Dom, vai deixar no MPF um abaixo-assinado com mais de 300 assinaturas.
Do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro