quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cemitérios do Recife esperam 60 mil pessoas no Dia de Finados

Arcebispo Dom Fernando Saburido celebra duas missas na capital, hoje.
Programação se estende aos cemitérios do Grande Recife e do Interior.

Do G1 PE

Dia de Finados (Foto: Reprodução/Globo Nordeste)Dia de Finados (Foto: Reprodução/Globo Nordeste)
Cerca de 60 mil pessoas são esperadas nos cinco cemitérios municipais do Recife, nesta quarta-feira (2), Dia de Finados. O mais visitado é o cemitério de Santo Amaro e, no local, as homenagens tiveram início às 7h, com uma missa celebrada pelo frei Joãozinho. Às 10h, haverá a missa principal, realizada pelo arcebispo dom Fernando Saburido. A programação se estende até 18h, com outras três missas (12h, 14h e 17h) e apresentação do projeto musical Recife de Chorões, com repertório de chorinho.

O movimento no início da manhã deve ser intenso também no Cemitério Parque das Flores, o segundo mais visitado da capital pernambucana. No local, também terá missa celebrada por dom Fernando Saburido, no fim do dia. Às 14h, tem apresentação do Quinteto de Prata. A arquitetura do Parque das Flores foge da convencional, de um estilo mais moderno, trazendo jazigos distribuídos em alamedas e jardins.

No Cemitério de Casa Amarela, também conhecido como Cemitério do Bom Jesus do Arraial, a Prefeitura do Recife preparou uma programação especial de serviços e atividades culturais e religiosas para o feriado. Para alguns, esse é o mais antigo cemitério recifense, pois se tem notícias de sepultamentos do início do século 19. A expectativa é que 10 mil pessoas visitem o local, das 6h às 18h.

Região Metropolitana
Em Paulista, a capela do cemitério Campo Santo São José foi reformada e um mutirão realizou serviços de limpeza e manutenção do local, para atender com mais conforto os visitantes. Neste feriado, o espaço funcionará em horário ampliado, das 6h às 18h. Uma orquestra se apresentará no local e terá um repertório especial para a data.

O cemitério particular Morada da Paz, também em Paulista, conta com sete mil jazigos. O local espera receber neste feriado mais de 10 mil pessoas. Na programação, que começa às 9h, missas, cultos, palestra espírita, apresentações musicais, queima de fogos e a tradicional chuva de pétalas. Quem precisar, também poderá contar com o apoio de uma psicóloga do Departamento de Luto do cemitério.

Em Jaboatão dos Guararapes, o cemitério público Parque da Paz vai estar aberto das 8h às 17h. Os católicos poderão assistir a duas missas: uma às 9h e outra às 15h. A expectativa é que oito mil pessoas visitem o local. A Prefeitura reforçou a segurança e a manutenção com nova iluminação e placas para melhorar a sinalização.

Outros cemitérios da Região Metropolitana também terão missas e programação católica: em Olinda (Guadalupe), será às 7h; em Jaboatão, há celebração no cemitério de Santo Amaro (às 7h, 9h30, 12h, 14h e 17h) e no Memorial Guararapes (9h e 16h); em Paulista, às 9h e às 17h, no Morada da Paz; em São Lourenço da Mata, às 10h e às 16h no cemitério municipal, e às 17h no de Matriz da Luz.

Em Camaragibe, o cemitério de Tiúma terá missas às 7h e às 19h; já em Abreu e Lima, o cemitério municipal vai realizar a cerimônia às 15h. No Cabo, os visitantes do cemitério municipal podem acompanhar a missa a partir das 16h. Em Moreno, por fim, as celebrações serão às 7h e às 17h, também no cemitério municipal.

Interior
Em Petrolina, existem três cemitérios que são administrados pela Prefeitura. O mais antigo, na área central da cidade, a movimentação foi grande. De acordo com a Diretoria de Serviços Públicos do município, o local deve receber cerca de 15 mil pessoas neste Dia de Finados.

Nos cemitérios de Garanhuns, a véspera do feriado foi de muito movimento. Muita gente também aproveitou para garantir as flores que serão levadas para os túmulos da família nesta quarta-feira. No cemitério São Cristóvão, no bairro de Heliópolis, são mais de 1.500 jazigos. Já no cemitério São Miguel, na Boa Vista, são mais de 10 mil, de acordo com a administração. A missa principal acontece às 19h30 e será celebrada por dom Fernando Guimarães, bispo diocesano de Garanhuns.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro