terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tá virando moda em meio aos adolescentes

Adolescente é flagrado com arma dentro da mochila em escola do CE

Jovem disse à Polícia que havia discutido com colegas há uma semana.
Estudante foi levado para Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Um adolescente de 16 anos foi apreendido por policiais militares na manhã desta terça-feira (27) por ter levado uma arma para a escola, em Juazeiro do Norte, região do Cariri, sul do Ceará. Segundo a polícia, o adolescente afirmou que pretendia matar dois colegas de sala. "Ele disse que teve uma discussão com dois alunos no último sábado, mas não revelou o motivo da briga. Só disse 'eles disseram que iam me pegar e antes de me pegassem eu ia pegar eles'", segundo o policial do programa Ronda do Quarteirão, Edvan Rodrigues, que atendeu a ocorrência.
O estudante foi flagrado com uma pistola 765 e quatro cartuchos intactos na Escola Estadual Amália Xavier, onde estuda. Segundo o policial, a viatura que cobre a área recebeu uma ligação anônima informando que o aluno poderia estar armado e entrou em contato com a direção da escola. A direção, então, retirou o jovem da sala de aula. "Localizamos a arma dentro da mochila escolar", diz Rodrigues.
Segundo o cabo, o adolescente disse ter comprado a arma por R$ 700, com dinheiro do comércio da família, na "feirinha de troca", no Bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte. "Ele é aluno tido como de boa índole na escola, mas disse ter sido intimidado por esses alunos. Aparentemente, não tem envolvimento com nada errado", avalia o policial.
O adolescente foi levado para a Delegacia Regional da Polícia Civil de Juazeiro do Norte e será acompanhado pela Promotoria da Infância e da Juventude, enquanto a polícia investiga o caso. A mãe do adolescente o acompanhou à delegacia para prestar depoimento, assim como o pai e o tio dos jovens ameaçados.
CredeA diretora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação do Estado do Ceará (Crede), Edna Belém, disse que o aluno vai receber atenção especial da escola e do Crede. Ela afirma que o caso já foi informado à Secretaria de Educação do Estado. "É o caso de a gente intensficar a segurança nas escolas e o trabalho da geração de paz", diz a diretora. O Crede faz o acompanhamento de 28 escolas da região do Cariri, Sul do Ceará, entre elas a Amália Xavier, onde o aluno foi flagrado com a arma.
Edna Belém defende que  o problema não é apenas na escola. "O sistema educacional é parte do sistema social. Vamos acompanhar esse jovem, não vamos descuidar dele", diz. De acordo com ela, o aluno surpreendeu com a atitude, por ter participado das atividades da escola pela paz este mês. Mas que a escola já vinha observando um comportamento mais agressivo do aluno. "No primeiro semestre, ele era mais tímido".
Por conta dessa atitude, a mãe do jovem já havia sido chamada à escola e havia dito à direção que também havia notado o adolescente diferente, "rebelde". "Hoje ele assumiu e mostrou a arma, mas não demonstrou resistência aos policiais", diz a diretora do Crede.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro