quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Negligência na saúde brasileira

Morre no Rio jovem que passou por 5 hospitais até ser atendido

O jovem Gabriel Santos de Sales, 21, que havia passado por cinco hospitais públicos sem conseguir atendimento, morreu na madrugada desta quinta-feira, segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio. Ele estava em coma induzido desde o dia 19 no hospital municipal Salgado Filho, no Méier.

Sales caiu da laje de sua casa em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e sofreu múltiplos traumatismos. Um ambulância foi acionada e passou sete horas procurando atendimento para ele.

Após ser tratado em posto de saúde local, o jovem foi transferido para o hospital estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, que trata de politraumatizados. Lá, ele não recebeu atendimento porque o tomógrafo da unidade estava em manutenção.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde disse que o médico responsável pela equipe de plantão do hospital, Jocelyn Santos de Oliveira, foi exonerado após o ocorrido.

Sales foi encaminhado então para o hospital estadual Getúlio Vargas, já na cidade do Rio, mas não pôde ser atendido por falta de neurocirurgiões. O diretor do hospital, Luiz Sérgio Verbecaro, também foi exonerado após o caso.

Já no Souza Aguiar, hospital municipal, o problema foi a falta de vagas disponíveis. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio afirmou que ele não foi hospitalizado porque a unidade, na ocasião, atendia a três casos graves.

O rapaz, então, foi encaminhado para o hospital estadual Marechal Hermes, na zona norte, que não atende pessoas com politraumatismo e não tem equipe de neurocirurgiões, sendo encaminhado para o Salgado Filho, onde foi atendido.

O corpo de Sales foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal), que vai identificar a causa exata da morte.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro