quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PROGRAMA REDE CEGONHA DO GOVERNO FEDERAL


Celso Jardim

Sempre com o objetivo de informar aos amigos leitores sobre os diversos temas de interesse municipal, estadual e federal, vou falar sobre o lançamento do Programa Rede Cegonha do Governo Federal da Presidenta Dilma.

Como a rede globo e suas afiliadas não divulgam o programa com a dimensão que ela deveria ser divulgada, me sinto no dever de tentar fazer isso. Bem, vou tentar da minha maneira colocar para os leitores, informações do que é o programa.

Estudos do Ministério da Saúde identificou a dificuldade que as mulheres tem aos exames pré-natal de qualidade, além da perigrinação que essas mulheres fazem para conseguirem uma maternidade para o parto. Obviamente, essas dificuldades são mais acentuadas para as mulheres de baixa renda e que moram em períferia. Segundo, discurso da Presidente Dilma, "Mais importante que construir mais hospitais, ter mais ambulâncias é a necessidade de termos um SUS, mais eficiente e articulado com a rede". E isso, amigo, eu concordo plenamente com a Presidenta.

A estratégia do Governo Federal é implantar o atendimento integraldo Rede Cegonha em nove cidades brasileiras: Manaus, Recife, Distrito Federal, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo. Permitam emitir minha opinião em cima desse paragrafo? Acredito que o Rede Cegonha deveria ser idealizado para atender em todas capitais do país. Mas tudo bem, vamos em frente.

Segundo a Presidenta Dilma: "No país, 25% dos óbitos infantís ocorrem no primeiro dia de vida. Os dados de 2009 apontam para essas cidades 4.619 óbitos néo-natais por ano, o que representa 15,72% do total de óbitos neonatais ocorridos no país em 2009. Além disso, o Estudo Sentinela, realizado pelo Ministério da Saúde em 2004 estimou em 12 mil os casos de sífilis congênita por ano nessas regiões metropolitanas".

O Rede Cegonha foi inspirado no Cegonha Carioca, lançado pela prefeitura do Rio de Janeiro no ano passado. O programa prevê a vinculação do pré-natal ao parto, com acompanhamento de cada fase da gestação. Para as mães assíduas aos exames de pré-natal, o programa oferece enxoval completo, ambulância na porta de casa e visita prévia para conhecer a maternidade onde será feito o parto.

O governo está preocupado também com a humanização do parto. Uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo e pelo Sesc apontou que 27,4% das mulheres que deram à luz na rede pública relataram maus tratos ou alguma forma de violência na hora do parto.

Em seu programa semanal Café com a Presidenta desta segunda-feira, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a Rede Cegonha vai funcionar como uma corrente de cuidados especiais para as gestantes. Segundo ela, um país pode ser medido pela atenção que dá às mães e aos bebês.

A Rede Cegonha será ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS). A mulher que chegar a uma unidade estadual ou municipal informando que está grávida ou que há suspeita de gestação deverá passar, inicialmente, por um teste rápido. "Vamos começar o pré-natal ali, no primeiro contato com a gestante, para incentivá-la a fazer um pré-natal completo, como é o recomendado", disse Dilma.

Espero que a Rede Cegonha seja um programa que de fato venha dar a mulher brasileira, principalmente as de baixa renda, um acompanhamento eficiente no sentido de garantir a mãe e ao bebe um parto humanizado e com resultados satisfátorios para todos nós.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro