sábado, 13 de agosto de 2011

Ex-prefeito de Niterói João Sampaio morre no RJ aos 70 anos

Segundo prefeitura de Niterói, ele lutava contra um câncer no pulmão.
João Sampaio governou o município entre 1992 e 1996.

Do G1 RJ
O arquiteto João Sampaio, ex-prefeito de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, morreu na manhã deste sábado (13), em casa, aos 70 anos. As informações foram confirmadas pela prefeitura. O ex-prefeito lutava contra um câncer no pulmão. Ele deixa a viúva, Lúcia Helena Fontes. O corpo é velado na Câmara dos Vereadores de Niterói.

Em nota oficial, a prefeitura de Niterói informou que o enterro está previsto para as 10h de domingo (14), no cemitério de São Francisco, em Charitas. O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, decretou luto de sete dias.
"Mais do que um companheiro de lutas políticas, perdi um irmão. João era um exemplo de competência, honestidade, brilhantismo e sobretudo de lealdade. Quando eu falo isso, não é porque ele morreu, não. Sempre disse isso pra ele, em todas as oportunidades. João foi uma das pessoas mais extraordinárias que Niterói produziu. Ele é insubstituível. Lamento como irmão, companheiro e como niteroiense", declarou Jorge Roberto Silveira.
TrajetóriaDe acordo com a prefeitura, João Sampaio foi eleito no ano de 1992 e ficou na cargo até 1996. Ele também foi deputado federal em 1998 e participou da fundação do PDT em Niterói, logo depois do retorno de Leonel Brizola do exílio em 1979. O arquiteto também foi professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O governador Sérgio Cabral disse, em nota, que a luta de João Sampaio pelo democracia “é memorável”: "João Sampaio foi um grande prefeito, deputado federal e urbanista, além de uma pessoa muito querida por todos. É memorável sua luta pela democracia. Militante no diretório acadêmico de arquitetura da Universidade Federal Fluminense, participou ativamente da fundação do PDT ao lado de Leonel Brizola", disse ele.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro