domingo, 28 de agosto de 2011

Furacão Irene chega a NY com intensa chuva e tornados


Cerca de 370 mil pessoas foram aconselhadas a sair de casa

Pessoas se protegem do temporal na Times Square<br /><b>Crédito: </b> Timothy Clary / AFP
Pessoas se protegem do temporal na Times Square
Crédito: Timothy Clary / AFP
O furacão Irene atingiu Nova Iorque com fortes ventos na madrugada deste domingo, acompanhado de relâmpagos, registros de tornados e intensa chuva. O primeiro fenômeno do tipo em muitos anos na cidade provocou, até agora, a morte de pelo menos nove pessoas na costa leste dos Estados Unidos.

Nova Iorque virou uma “cidade fantasma” e 370 mil pessoas foram aconselhadas a abandonar suas casas. Os transportes públicos interromperam os serviços. Segundo o governo local, os arranha-céus de Manhattan não correm risco de sofrer danos graves, mas os cortes de energia elétrica podem interromper o serviço de água e os elevadores.

Mortes

Pelo menos nove pessoas morreram no sábado em consequência da passagem do furacão Irene, em acidentes de trânsito, ataque cardíaco ou quedas de árvores na Carolina do Norte, Virginia e Flórida, incluindo um menino de 11 anos atingido por uma árvore. "O furacão se encontra finalmente sobre nós", disse o prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, em uma entrevista coletiva na noite de sábado. "Não saiam às ruas, fiquem em suas casas ou nos refúgios", completou.

O prefeito ordenou a retirada inédita de 370mil pessoas, o fechamento dos aeroportos, do metrô e de outros transportes públicos. "Não é uma piada, sua vida pode estar em risco. Não esperem, depois será muito tarde. É necessário partir de imediato. É uma questão de vida ou morte." O furacão Irene tocou o solo neste domingo nos Estados Unidos pela segunda vez, agora em Nova Jersey, como um fenômeno de categoria um, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC).

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro