segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Corpo de condutor de bonde que tombou é enterrado no Rio

Amigos dizem que ele era zeloso no trabalho.
Acidente no sábado deixou 53 feridos e cinco mortos.

Alba Valéria Mendonça Do G1 RJ
Enterro do condutor do bonde reuniu parentes e passageiros antigos (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Enterro do condutor do bonde reuniu parentes e
passageiros antigos
(Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Foi enterrado na tarde deste domingo (28) o corpo de Nelson Correia da Silva, condutor do bonde que tombou em Santa Teresa, no Centro do Rio, matando outras quatro pessoas na tarde de sábado (27). O corpo foi enterrado no Cemitério de Inhaúma. Ao todo, 53 pessoas ficaram feridas no acidente.

De acordo com amigos e passageiras antigas, Nelson sempre zelou muito pelo seu trabalho. Ele morava em Vilar dos Teles, na Baixada Fluminense, e costumava entrar no trabalho no turno da tarde.

Tinha 57 anos, era casado, e deixa um casal de filhos, uma delas com necessidades especiais. "Seu Nelson era uma pessoa simples, super tranquilo, muito preocupado e zeloso com o trabalho", contou uma das passageiras, que há cerca de dois anos andava no bonde durante a semana com o mesmo condutor.

Quando chovia, de acordo com ela, Nelson costumava jogar areia nos trilhos para ajudar na frenagem do carro.

Durante o velório, a mãe do condutor passou mal e precisou ser atendida. Durante o enterro, amigos e colegas de trabalho fizeram homenagens com palmas dos amigos.

Corpo de casal enterrado
Mais cedo, os corpos da funcionária pública Ivone da Silva Soares, de 52 anos, e do aposentado João Batista Assis Soares, 63, foram enterrados também no Cemitério de Inhaúma. Os dois eram casados.
De acordo com o irmão de Ivone, o auxiliar de enfermagem Arivaldo da Silva, o casal comemorava o aniversário de 63 anos de João Batista. "Eles não tinham o costume de ir a Santa Teresa, mas foram comemorar o aniversário do João, que fez 63 anos no dia 17 de agosto. Ele tinha se aposentado há pouco tempo e estava muito feliz, fez várias comemorações de aniversário", contou Arivaldo.
Filha (de verde) de casal morto em acidente de bonde em Santa Teresa é amparada no cemitério (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Filha (de verde) de casal morto em acidente de
bonde em Santa Teresa é amparada no cemitério
(Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Ainda segundo Arivaldo, o casal estava no bonde na companhia da filha, Sabrina, que ficou ferida no acidente e acompanhou o sepultamento dos pais muito emocionada. "Ela teve oito costelas quebradas no acidente. O outro filho não estava no passeio, nem os netos. Mas eles chegaram a convidar todo mundo para o passeio. Só não estava lá porque tinha ido visitar minhas filhas", disse.
Dez feridos seguem internados
Segundo a Secretaria municipal de Saúde, dez pacientes vítimas do acidente com o bonde em Santa Teresa permanecem internados em hospitais municipais do Rio na tarde deste domingo (28). De acordo com a Secretaria, oito estão no Hospital Souza Aguiar, no Centro, e dois no Miguel Couto, na Gávea. Todos foram submetidos a cirurgias e estão estáveis. O caso mais grave é o de um menino de 3 anos, internado no CTI pediátrico do Souza Aguiar, que está em observação.
Crea-RJ acredita em falha de freio de bonde
Após vistoria feita na manhã deste domingo (28), o coordenador da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza, afirmou ao G1 acreditar que uma possível falha no sistema de freios pode ter causado o acidente com o bonde de Santa Teresa que descarrilou e tombou no sábado (27)
"Me pareceu que realmente o freio foi acionado, mas quando isso acontece, o bonde fica travado, teriam marcas de frenagem nos trilhos, no solo. Mas não notei essas marcas durante a perícia", disse o engenheiro. "Acredito numa possível falha no sistema de freio do bonde. Uma das hipóteses mais fortes é de falta de freio, por escapamento de ar".
O especialista afirmou ainda que o Crea-RJ vai convocar os responsáveis pela manutenção do bonde de Santa Teresa para prestar esclarecimentos. E acredita ainda que a suposta superlotação denunciada por testemunhas possa ter contribuído para o acidente. "A superlotação pode ter contribuído, sim, para esse descarrilamento".
No sábado (27), o secretário Júlio Lopes afirmou ainda que o transporte com bondes está suspenso em Santa Teresa e que será apurada uma informação de superlotação no bonde.
Trecho de rua interditado
O trecho da Rua Joaquim Murtinho, na altura da Rua Francisco Muratori, em Santa Teresa, no Centro do Rio, permanece interditado neste domingo (28) para a realização da perícia do bonde, iniciada às 6h deste domingo. Segundo a polícia, as equipes do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) devem continuar a perícia também na segunda-feira (29). Já o laudo deve sair em 30 dias.
'Foi trágédia anunciada', diz líder de moradores
"O que aconteceu aqui foi uma tragédia anunciada", afirmou na manhã deste domingo (28) Elzbieta Mitkiewicz, presidente da Associação de Moradores de Santa Teresa (Amast), sobre o acidente de sábado (27). "Estamos cobrando do Ministério Público e do governo, mas parece que todo mundo está surdo".
Elzbieta contou que a associação de moradores enviou vários e-mails em fevereiro deste ano para a empresa responsável falando sobre problemas nos bondes, mas nada foi feito. "Desde 2008 o governo do Rio foi condenado a recuperar todo o sistema de bondes de Santa Teresa - que inclui rede aérea, trilhos, gradis e 14 bondes -, chegou a recorrer e perdeu, mas até agora nada foi feito", afirmou.
Procurado pelo G1, o governo do RJ informou que só vai se pronunciar oficialmente na segunda-feira (29) sobre o caso, mas afirmou que o trecho onde ocorreu o acidente de sábado "estava reformado e a rede aérea, recuperada". Logo após o acidente, o secretário de Transportes Júlio Lopes afirmou que o bonde acidentado não teria sido submetido a reformas, segundo informações que ele teria apurado na garagem.
Representantes da Agetransp, agência reguladora de transportes, do Crea-RJ e da empresa que administra o bonde de Santa Teresa também estão no local acompanhando a perícia.

MApa bonde (Foto: G1)
Outros acidentes
No fim de junho, um turista francês morreu, após despencar de um bonde que passava sobre os arcos da Lapa, na região Central do Rio. De acordo com o comandante, o jovem francês teria se desequibilibrado ao tentar tirar uma foto.

A grade de segurança dos arcos não resistiu ao peso do turista e ele caiu de uma altura de 15 metros, morrendo na hora.

Em 2009, a professora Andreia de Jesus Resende, de 29 anos, foi atropelada após um acidente com um bonde que perdeu o freio numa ladeira de Santa Teresa. No acidente, o bonde foi atingido por um táxi e perdeu o freio. Ao deixar o bonde em pânico, a professora foi atropelada por um ônibus.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro