OMS decreta emergência de saúde mundial devido ao crescimento de poliomielite
A Organização Mundial de Saúde decretou, esta segunda-feira, uma
emergência sanitária mundial devido ao aumento dos contágios de
poliomielite nos últimos seis meses, depois de detetar casos em mais de
uma dezena de países.
foto RAHMATULLAH ALIZADA / AFP |
Bebé afegão é vacinado contra a poliomielite |
Em comunicado, a Organização Mundial de Saúde especifica que o Comité alertou que a propagação internacional da poliomielite até agora em 2014 "constitui um 'evento extraordinário' e um risco público de saúde para outros Estados, para o qual é essencial uma resposta internacional coordenada".
"A situação atual é um forte contraste em relação ao estado de quase-cessação da propagação do poliovírus selvagem desde janeiro de 2012 até à época de baixa transmissão (de janeiro a abril) de 2013. Se nada for feito, esta situação pode resultar na impossibilidade de erradicar globalmente uma das doenças mais graves e evitáveis por vacina", refere o comunicado do Comité, que revela ter considerado estarem reunidas as condições para decretar uma emergência de saúde pública.
No final de 2013, 60% dos casos de pólio tinham origem na propagação internacional do poliovírus selvagem, e existiam provas de que os viajantes adultos contribuem para esta propagação, segundo a OMS.
Já este ano, mesmo durante a época de baixa transmissão, houve contaminação internacional de três dos dez países onde existem atualmente infeções: na Ásia central (do Paquistão ao Afeganistão), no Médio Oriente (da Síria ao Iraque) e na África central (dos Camarões para a Guiné Equatorial).
Nenhum comentário:
Postar um comentário