sábado, 20 de julho de 2013

Morreu Helen Thomas, um ícone da sala de imprensa da Casa Branca


Morreu Helen Thomas, um ícone da sala de imprensa da Casa Branca

Morreu Helen Thomas, um ícone da sala de imprensa da Casa Branca


A jornalista norte-americana Helen Thomas, de 92 anos, um ícone da sala de imprensa da Casa Branca, em Washington, tendo acompanhado todos os presidentes norte-americanos desde John Kennedy até ao atual, faleceu, este sabado, noticiou a imprensa local.
Helen Thomas teve lugar fixo, durante 57 anos, entre os jornalistas que acompanharam a atividade presidencial, onde era conhecida pelas suas perguntas diretas e ácidas, que várias vezes incomodaram os porta-vozes presidenciais, dos dez Chefes de Estado norte-americanos que acompanhou, noticiou a Efe.
A jornalista foi a primeira mulher que pertenceu à Associação de Correspondentes da Casa Branca, a primeira a presidir a esta organização e a primeira diretora do Clube Nacional de Imprensa.
Helen Thomas afastou-se da profissão e do seu lugar como correspondente da Casa Branca em junho de 2010, a meses de completar os 90 anos, depois da polémica levantada pelas suas afirmações sobre a ocupação israelita dos territórios palestinianos.
A 27 de maio de 2010, ao portal "rabbilive.com", quando questionada sobre os seus "comentários sobre Israel", Helen Thomas respondeu: "Eles que saiam da Palestina. Lembrem-se que essas pessoas estão ocupadas e que se trata da sua terra, não é a Alemanha nem a Polónia", afirmou.
Na sequência da polémica então levantada com estas afirmações, junto da comunidade israelita nos Estados Unidos - que chegou ao gabinete oval de Barack Obama - Helen Thomas apresentou a demissão dos seus cargos, a 08 de junho de 2010, anunciando a saída imediata do grupo de jornais Hearst, onde mantinha funções de responsabilidade editorial.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro