sábado, 6 de julho de 2013

Acidente de avião em San Francisco, nos EUA, deixa ao menos 2 mortos



Agente do FBI disse não haver sinais de ato terrorista. A aeronave é do tipo Boeing 777 e vinha da Coreia do Sul.

Reprodução/Twitter/Eunner

Ao menos duas pessoas morreram após um avião do tipo Boeing 777 sofrer um acidente enquanto pousava no Aeroporto de San Francisco, nos Estados Unidos, informou a chefe dos bombeiros na cidade, Joanne Hayes-White, em entrevista coletiva neste sábado (6).
 
 
"Até o momento há duas fatalidades associadas com esse incidente", disse ela por volta das 20h20, em entrevista veiculada por emissoras americanas de TV.
 
 
O avião era operado pela empresa Asiana Airlines e trazia 291 passageiros e 16 tripulantes, totalizando 307 pessoas, de acordo com a rede de TV "CNN". O voo partiu de Seul, capital da Coreia do Sul, e chegou ao aeroporto neste sábado.
 
 
O agente especial do FBI Dave Johnson afirmou aos jornalistas que não há sinais de que o acidente seja um ato terrorista.
 
 
Resgate
De acordo com a chefe dos bombeiros de San Francisco, o acidente ocorreu às 11h27 (hora local). Quando o resgate chegou, muitas pessoas já estavam saindo da aeronave para ficar em segurança, disse ela. Pelo menos 108 passageiros e tripulantes conseguiram sair e não tiveram que ser encaminhados a hospitais, ressaltou Joanne Hayes-White.
 
 
Um vídeo publicado no YouTube mostra a fumaça causada pelo incêndio no avião.
 
 
Imagens exibidas pela "CNN" mostram que a aeronave perdeu um pedaço da cauda e partes da fuselagem superior foram incendiadas e destruídas. A emissora diz que o avião rodou após tocar a pista do aeroporto, enquanto pegava fogo.
 
 
No Hospital Geral de San Francisco, porta-vozes disseram que oito adultos e duas crianças tiveram ferimentos graves. Mais cedo, duas emissoras de TV locais - a "KTVU" e a "KCBS" (emissora local da "CBS") afirmaram que ao menos 61 pessoas ficarma feridas, atribuindo esta informação ao Corpo de Bombeiros de San Francisco. As operações de resgate continuam, ressaltaram os bombeiros.
 
 
O aeroporto foi fechado depois do acidente e todos os voos deste sábado foram cancelados, afirmou a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).
 
 
As causas do acidente ainda não estão claras. O aeroporto está a cerca de 20 quilômetros da área urbana de San Francisco. Aviões que deveriam aterrisar no local estão sendo desviados para o Aeroporto Internacional de Oakland, informou a "KTVU".
 
 
O voo que sofreu o acidente, de número 214, vinha de Seul e era uma viagem direta, ainda de acordo com emissora. O pouso deveria ocorrer às 11h30 (15h30, no horário de Brasília), mas enquanto a aeronave estava para tocar o solo aconteceu o problema.
 
 
O avião levava 307 pessoas no total, sendo 291 passageiros e 16 tripulantes, afirma a rede "CNN". A Asiana Airlines é uma das duas maiores de companhias aviação da Coreia do Sul ao lado da Korean Air, ressalta a emissora.
 

Passageiro
O americano de ascendência coreana David Eun, que diz ser um dos passageiros do voo, afirmou em mensagens no Twitter que a maioria das pessoas parece ter sido retirada da aeronave sem problemas. Há feridos entre eles, ainda de acordo com o passageiro.
 
 
"Bombeiros e agentes trabalhando no resgate por todos os lados. Eles estão retirando os feridos. (...) Tentando ajudar as pessoas a permanecer calmas", disse Eun, em seu Twitter.
 
 
O avião que caiu em San Francisco é o segundo Boeing 777 a sofrer um acidente grave em cinco anos, afirma o jornal "New York Times". Em janeiro de 2008, uma aeronave do mesmo tipo operada pela empresa British Airways teve um acidente no Aeroporto de Heathrow, em Londres, após um voo vindo de Pequim, na China.
 
 
No acidente ocorrido na Grã-Bretanha, só uma pessoa ficou seriamente ferida entre os 152 passageiros e a tripulação do avião, disse o "New York Times". uma investigação sobre as causas do acidente, na época, indicou que gelo acumulado nos tubos de combustível pode ter contribuído para a queda do avião, ainda de acordo com o jornal.
 
Bombeiros atuam para conter danos causados por acidente de avião em San Francisco (Foto: Reprodução/KTVU/CNN)
Bombeiros atuam em avião que sofreu acidente em San Francisco (Foto: Reprodução/KTVU/CNN)

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro