segunda-feira, 29 de julho de 2013

Iraque: Pelo menos 40 mortos e 190 feridos em vaga de atentados



Iraque: Pelo menos 40 mortos e 190 feridos em vaga de atentados Pelo menos 40 pessoas morreram hoje no Iraque e 190 ficaram feridas numa vaga de 16 atentados terroristas coordenados, perpetrados com veículos armadilhados, disseram fontes policiais e médicas.



A maioria dos atentados, que começaram perto das 07:00 (09:00 em Lisboa), visou a comunidade xiita do país.
Em Bagdad, dez veículos armadilhados explodiram em oito bairros diferentes, causando perto de 30 mortos e mais de 130 feridos. Pelo menos seis bairros são de maioria xiita.
Uma décima viatura explodiu em Mahmudiya, a 30 quilómetros a sul da capital, matando duas pessoas e ferindo 25.
Dois veículos armadilhados explodiram no centro de Kut, uma cidade de maioria xiita, a 160 quilómetros a sul de Bagdad, deixando pelo menos cinco mortos e 35 feridos.
Ainda a sul da capital iraquiana, dois outros atentados com veículos armadilhados foram registados em Samawa, uma outra cidade de maioria xiita, a 280 quilómetros de Bagdad. Pelo menos duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.
Um outro veículo armadilhado explodiu em Bassorá, cidade portuária no sul do país, também de maioria xiita, causando um morto e seis feridos.
Ao todo, mais de 760 pessoas foram mortas em atos violentos desde o início de julho, e mais de três mil desde o início do ano, de acordo com um balanço da agência noticiosa francesa AFP.
Nos últimos três meses, os balanços de vítimas do terrorismo começaram a subir, e regressaram aos níveis de 2008, fase final de uma quase guerra civil entre sunitas e xiitas, que causou dezenas de milhares de vítimas entre 2006 e 2007.
Grupos ligados à rede terrorista Al-Qaida parecem ser, em grande parte, os responsáveis pelos recentes atentados, provavelmente numa tentativa de relançar a guerra civil no Iraque, de acordo com observadores.
Diário Digital com Lusa

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro