quinta-feira, 25 de julho de 2013

Neve e geada dividem paisagem em cidade do Paraná


Moradora de Inácio Martins também filma janela do quarto, que congelou.
Cidade teve temperatura mais baixa do estado nesta quarta (24) com -4,5°C.

Silvia Cordeiro Do G1 PR
Comente agora
A combinação de dois fenômenos naturais chamou a atenção da farmacêutica Marcia Crotti, que mora em Inácio Martins, na região centro-sul do Paraná, na manhã desta quarta-feira (24). Ela gravou um vídeo mostrando uma poça de água que congelou por causa da geada desta madrugada e, logo ao lado, a neve acumulada, que caiu entre segunda-feira (22) e terça-feira (23).
Além de mostrar a paisagem inusitada do que restou da geada e da neve, Marcia também registrou no vídeo o que a temperatura baixa causou na janela do quarto dela. O vidro ficou com uma camada de gelo e a janela não pode ser aberta, apesar de várias tentativas.
A farmacêutica conta que decidiu gravar o vídeo para mostrar aos familiares, que moram no norte do estado. “A cidade estava linda. Então, eu pensei que mais gente precisava ver”, comenta.
Na terça-feira (23), horas após a neve, Marcia comparou o pé à camada de gelo (Foto: Arquivo Pessoal) Inácio Martins foi o município que registrou menor temperatura do estado nesta quarta, chegando a -4,5°C, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. O meteorologista Lizandro Jacóbsen explica que o visual de neve com geada foi possível por causa do frio intenso. “Se manteve muito frio ao longo da terça e não deu tempo de a neve derreter. A geada veio e conservou a neve”, esclarece.
Marcia comenta que a neve ainda permanece acumulada na cidade na noite desta quarta-feira. “Amanhã cedo ainda vai ter neve porque ela está acumulada nos telhados das casas e eu vou tirar mais fotos”, afirma.
O tempo segue favorável para manter o gelo na cidade, já que, de acordo com Lizandro, a temperatura vai ficar entre -4°C e 10°C. Os valores também valem para outras cidades da região, como Palmas e General Carneiro. Até sexta-feira (26), o tempo permanece gelado, segundo o Simepar.
Neve caiu em Inácio Martins, no centro-sul do Paraná, entre segunda (22) e terça (23) (Foto: Arquivo Pessoal)
Na terça (23), horas após a neve, Marcia comparou o
pé à camada de gelo (Foto: Arquivo Pessoal)
Neve
De acordo com Márcia, o comentário entre os moradores de Inácio Martins é de que tenha nevado mais na cidade do centro-sul do que em Guarapuava, na região central do Paraná. “O fato de ainda termos bastante neve nos telhados faz a gente pensar assim”, conta a farmacêutica.
Neve caiu em Inácio Martins, no centro-sul do Paraná, entre segunda (22) e terça (23) (Foto: Arquivo Pessoal) O meteorologista do Simepar avisa que não há como medir a quantidade de neve que caiu nas cidades. “Nossa medição são as fotos que os internautas mandam para a gente analisar. De Inácio Martins, tivemos apenas um registro enviado. Já de Guarapuava, foram dezenas de fotos. Mas em toda a região a quantidade de neve foi bem parecida”, esclarece. Além disso, Jacóbsen explica que não existe um equipamento para neve semelhante ao pluviômetro, que mede os milímetros de chuva.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro