segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Irã envia foguete com macaco ao espaço

Foguete alcançou altura de 120 km e voltou intacto.
Segundo agência, macaco foi resgatado vivo.

Da Reuters
O Irã enviou com sucesso um macaco vivo ao espaço, segundo informou nesta segunda-feira (28) a agência de notícias estatal iraniana, IRNA. O lançamento precede
Macaco Irã espaço 1 (Foto: Vahidreza Alaii / Reuters / Divulgação) Não houve nenhuma confirmação independente do lançamento. A aGência iraniana citou o Ministério da Defesa iraniano e afirmou que o lançamento coincidiu com os dias  do aniversário do profeta Maomé na semana passada. A data precisa do lançamento não foi divulgada.
A agência afirmou que o macaco foi enviado ao espaço em um foguete Kavoshgar, que atingiu uma altura de mais de 120 km e voltou intacto. Segundo relatos, o macaco estava vivo ao ser resgatado.
O Irã anunciou em 2011 os planos de enviar um macaco ao espaço, mas na época uma tentativa falhou.
Irã testa capsula para enviar macacos ao espaço em  fevereiro de 2011 (Foto: Vahidreza Alaii / Reuters / Divulgação)
Projeto espacial
Desde 2009, o Irã já enviou três satélites e uma cápsula ao espaço, em fevereiro de 2012, na qual havia um rato, tartarugas e insetos. O país também realizou em 2011 uma tentativa de colocar um macaco em órbita, mas o lançamento fracassou.

O presidente Mahmud Ahmadinejad afirmou diversas vezes que a república islâmica pretendia lançar um voo tripulado antes de 2020.

A comunidade internacional segue com atenção o desenvolvimento do programa espacial do país, por medo de que as expedições tenham objetivos militares, apesar das negativas de Teerã.

Os países ocidentais condenaram todos os lançamentos realizados até hoje, devido às suspeitas de que o Irã está tentando desenvolver lançadores balísticos de longo alcance, capazes de transportar cargas convencionais ou nucleares. Por essa mesma razão, o Conselho de Segurança da ONU condenou em várias ocasiões o programa balístico iraniano.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro