domingo, 28 de outubro de 2012

PT, PSDB e PSB ganharam três capitais cada, a principal delas foi São Paulo


Nas eleições de 2012 PMDB e tucanos perderam prefeituras, petistas e socialistas ganharam

Jornal do BrasilHenrique de Almeida e Marcelo Auler
Neste segundo turno das eleições, o PT, o PSDB e o PSB conquistaram o maior número das 17 prefeituras de capitais em disputa - três prefeituras cada um - sendo que a maior vitória política coube ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele conseguiu inovar em São Paulo ao consegui eleger um novato – um poste, como diziam - para a prefeitura paulista.
Já o PMDB, partido que continua tendo o maior número de prefeituras em todo o país, perdeu neste segundo turno as três capitais onde concorreu. Na eleição de 2012 como um todo, o partido de Michel Temer e de Sérgio Cabral, viu cair o número de prefeituras que detinha: a queda foi de 13,5%.
O professor e ex-ministro da Educação Fernando Haddad ajudou ao partido a retomar dos tucanos a prefeitura paulistana ao conquistar 3,387 milhões de votos nas urnas, nada menos do que 1,179 milhões de votos a mais que o tucano, ex-prefeito e ex-governador paulista, José Serra (2,708 milhões de votos). Os petistas comemoraram à note na Avenida Paulista depois de ouvirem o discurso do prefeito eleito.
Os petistas também conquistaram a capital paraibana, João Pessoa, com Luciano Cartaxo (68,13%) que derrotou o tucano Cícero Lucena. Outra vitória petista sobre os tucanos ocorreu em Rio Branco (AC), onde o candidato novato Marcus Alexandre bateu com 50,80% dos votos o tucano Tião Bocalom (49,20%) em uma vitória que será creditada aos irmãos Jorge (ex-governador, atual senador) e Tião (ex-senador, atual governador) Viana.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro